Geoinformações auxiliam prefeituras na prevenção de desastres.

Prevenção de Desastres.

por MundoGEO

Todos os anos, durante o verão, diversas cidades do País são atingidas por fortes chuvas que causam enchentes e deslizamentos, colocam a população em risco, causam inúmeras mortes e destroem casas, pontes e estradas. A concentração de chuvas no período, somada a ocupação desordenada de áreas consideradas inapropriadas, pelo tipo de solo ou declividade, cria um cenário propicio a tragédias como as recém ocorridas na região serrana do Rio de Janeiro e exigem ações emergenciais dos órgãos governamentais.

A Imagem, empresa do mercado de Sistemas de Informações Geográficas para a América Latina, disponibiliza para governos municipais e estaduais a combinação de sistemas com conteúdo geográfico e dados coletados em campo que permitem identificar área de risco e retratar o estado atual destas das áreas, possibilitando às prefeituras prevenir novos desastres e identificar ocupações irregulares.

Por meio de modelos digitais de terreno, com dados sobre declividade, drenagem e alagamento é possível criar simulações de inundações e deslizamentos, fornecendo informações relevantes aos órgãos públicos, agregando valor às ações de Defesa Civil e Meio Ambiente, para que estes tomem decisões assertivas e promovam ações preventivas antes mesmo que o problema se torne efetivo.

Por meio de interface web os dados podem ser facilmente acessados e compartilhados para que diversos setores do governo possam usufruir dessas informações na tomada de decisões.

Essa ferramenta também é de extrema importância na reconstrução de municípios devastados, como aconteceu na região serrana do Rio de Janeiro. A visualização das áreas e os dados conteúdos geográficos coletados em campo permitem identificar danos nas redes de água, energia e esgoto, planejar melhor a recuperação das áreas e a construção de novas edificações, levando em consideração as áreas de risco e optando por áreas seguras.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *