"Comissão de Neocartografia", proposta na mesa da ICA

0 2

fonte: MundoGEO

A criação de uma comissão específica sobre a polêmica “neogeografia” está nas mãos da Associação Internacional de Cartografia (ICA, na sigla em inglês).

O objetivo é colocar em sintonia os cartógrafos “tradicionais” com as atuais tecnologias de mapeamento na web, como portais de mapas online, redes sociais e games baseados localização, geocolaboração em tempo real, entre outros assuntos que são triviais para quem faz parte da geração Z.

Este próprio termo “neogeografia” ou “neocartografia” já foi assunto para debates acalorados, seja em blogs e listas de discussão ou em eventos presenciais, como o seminário Geoweb & GPS, em abril de 2009, no qual o tema “mashups, neogeografia e mapeamento colaborativo” literalmente “causou” (podcast aqui, em mp3).

Qualquer um pode contribuir na proposta da ICA, nas categorias member, contributor, observer e supporter. Submetido por Steve Chilton (Universidade Middlesex), o documento já conta com alguns nomes de peso, como Mike Goodchild (Universidade de Santa Barbara) e Ed Parsons(Google). O próximo passo será a aprovação na conferência da ICA que acontecerá em julho na França.

Um pouco antes disso, no dia 14 de junho, acontece durante o MundoGEO#Connect em São Paulo o Seminário Geolocalização & Negócios com o tema “conheça as novas aplicações e modelos de negócios que integram análise geográfica e serviços baseados em localização”. Será uma oportunidade única para conhecer mais sobre este amplo mercado dos Serviços Baseados em Localização (LBS), com a presença de especialistas que vão debater as oportunidades e novos modelos de negócios desse setor.

E você, o que acha desta tal “neogeografia”?

Posts relacionados

1 Response
  1. Esta discussão, sobre neogeografia, neocartografia ou seja lá o que for, vai longe. O problema são justamente estes neologismos, mas somente o fato de haver uma comissão sobre o tema – justamente em um reduto de cartógrafos “clássicos”, como é a ICA – é um sinal de que esta revolução (um bom exemplo é a série de vídeos Geospatial Revolution) está na rua.

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

Google Maps
Google Cloud
Nuvem
Google
Google Cloud
Google lança novos recursos de customização para o Maps no mobile
5 mitos sobre a estratégia multicloud
Google Cloud
Google Cloud
Google Cloud
multicloud
Cloud Run: desenvolva aplicações em contêiners sem servidor no Google Cloud
Anthos
Google Next
multicloud