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IA e a experiência do investidor para corretoras de investimentos

IA e a experiência do investidor para corretoras de investimentos
Escrito por Cindy Absy

A inteligência artificial (IA) vem redefinindo o mercado financeiro, proporcionando às corretoras de investimentos grande vantagem. Isso faz toda a diferença quando consideramos um cenário extremamente competitivo, marcado pela saturação de players, a exigência crescente por conveniência e a rápida evolução tecnológica.

Diante disso, a IA emerge como a solução para a personalização em escala e a otimização da eficiência operacional.

Neste artigo, você confere como a IA entra em cena em casos de uso práticos, que incluem a recomendação inteligente de portfólios, detecção proativa de fraudes e implementação de agentes inteligentes.

O poder da IA para corretoras de investimentos

As tecnologias de IA têm transformado profundamente a atuação das corretoras de investimentos. Graças a essas novas soluções, incluindo ferramentas baseadas em IA generativa, as corretoras conseguem otimizar serviços e operações, integrar diversas áreas e aprimorar a experiência do cliente decisivamente.

Não faltam motivos para corretoras investirem em Inteligência Artificial, entre eles:

  • Expectativas do investidor: o uso dessas tecnologias ajuda a suprir a demanda por experiências sob medida, crucial para a fidelização. A baixa fidelização de investidores devido a experiências genéricas em sua jornada é superada. Há também um aumento na adoção de novos produtos de investimento, com ofertas relevantes e alinhadas ao perfil de risco, e comunicações de marketing eficazes que ressoam com os objetivos individuais de cada investidor.
  • Eficiência operacional: a IA permite otimizar processos internos e reduzir custos operacionais, mesmo em escala. Isso inclui a automação de processos de onboarding (KYC/AML) que antes eram morosos e suscetíveis a erros, além de agilizar fluxos de compliance regulatório e otimizar a gestão de risco operacional (como o monitoramento de ordens e posições), superando a dificuldade em escalar operações de back-office (ex: processamento de ordens, custódia).
  • Decisões aprimoradas: a IA minimiza os riscos de investimento por meio de uma avaliação de estratégias mais acurada. Soluções de IA permitem superar a demora para obter respostas sobre performance de portfólios ou tendências de mercado, e eliminam a dificuldade em acessar informações específicas para análises. Com isso, as corretoras de investimentos evitam a perda de oportunidades por decisões reativas, baseadas em dados desatualizados, garantindo uma gestão de investimentos proativa e inteligente.

Casos de uso

A seguir, você confere três situações de negócio em que o poder da IA entra em cena para impulsionar as gestoras de investimentos:

1. Personalização e recomendação de portfólios

A Inteligência Artificial remodela a atuação das corretoras de investimentos, permitindo que elas operem em uma abordagem personalizada. As tecnologias de IA analisam grandes volumes de dados do perfil do investidor (como histórico de investimentos, tolerância a riscos, objetivos financeiros, padrões de comportamento e outros). 

A partir dessa análise, é possível recomendar produtos e estratégias de investimento sob medida que atendam às necessidades e expectativas de cada cliente. Tal capacidade de processar grandes volumes de dados possibilita compreender com mais precisão o perfil de risco/retorno de cada investidor. 

Essa estratégia depende da qualidade, limpeza e integração dos dados. Sem dados robustos e atualizados, a precisão das recomendações da IA pode não ser assertiva ou pode ser comprometida.

Benefícios:
  • Ofertas mais relevantes e atrativas: recomendações mais precisas e alinhadas ao perfil do investidor
  • Maior engajamento do investidor: os clientes se sentem mais compreendidos e engajados ao receberem orientações personalizadas.
  • Otimização da alocação de ativos: a Inteligência Artificial permite ajuda criar portfólios mais eficientes, com melhor equilíbrio entre risco e retorno.

2. Detecção proativa de fraudes e gestão de riscos

A segurança é uma prioridade no mercado financeiro. Diante disso, a IA vem se mostrando uma importante ferramenta para proteger gestoras e clientes. 

Isso porque a tecnologia analisa padrões de transações e comportamento com base em dados históricos e em tempo real para identificar anomalias e atividades suspeitas. Algoritmos de aprendizado de máquina reconhecem desvios do comportamento usual do usuário, sinalizando fraudes ou riscos. Isso permite uma gestão de riscos proativa e mais eficaz.

Para viabilizar esse caso de uso, é preciso ter acesso a grandes volumes de dados transacionais. Além disso, é necessário um ambiente de alta segurança cibernética para treinar modelos de detecção de fraudes.

Benefícios:
  • Maior segurança: proteção da gestora e de clientes contra fraudes, fomentando um ambiente de investimento seguro.
  • Redução de perdas por fraudes: a detecção precoce de fraudes reduz os prejuízos financeiros.
  • Conformidade regulatória aprimorada: a IA fortalece a conformidade com as rigorosas regulamentações do setor, uma vez que pode ser aplicada para garantir transparência e minimizar riscos.

3. Implementação de agentes inteligentes com IA Generativa

A Inteligência Artificial Generativa permite a criação de agentes inteligentes que transformam a forma de interagir com dados e clientes.

  • Agentes para uso externo (atendimento ao cliente): a IA pode ser utilizada para criar chatbots que fornecem respostas naturais e contextualizadas, viabilizando um atendimento escalável e personalizado para o cliente.
  • Agentes para uso interno (consulta de informações): esses agentes analíticos também são vantajosos para aplicações internas. Eles permitem a consulta de dados de negócio específicos, como o desempenho de um ativo, por meio de linguagem natural, sem a necessidade de escrever código.

Contudo, para gerar valor, a IA generativa precisa de dados internos bem organizados e contextualizados, garantindo que as respostas sejam relevantes e precisas.

Benefícios:
  • Melhor experiência do cliente: suporte 24h, respostas precisas e atendimento mais ágil.
  • Otimização do trabalho interno: acesso rápido a insights e automação de consultas, diminuindo a carga sobre equipes e reduzindo custos operacionais.

Inteligência Artificial como caminho estratégico para corretoras de investimentos

Inovar e entregar um serviço diferenciado, com valor agregado no atendimento e na experiência do cliente, tornou-se um trunfo para se destacar de outras fintechs. As corretoras que investem em soluções de Inteligência Artificial estão melhor posicionadas para otimizar suas operações e estreitar o relacionamento com seus investidores.

A IA traz inúmeros benefícios para as gestoras de investimentos quanto à personalização e atendimento sob demanda dos clientes. Porém, sua implementação exige uma base estruturada. 

A eficácia da IA é consequência direta da qualidade, organização e acesso aos dados em uma corretora de investimentos. Uma estrutura de dados robusta é o grande viabilizador para explorar todo o potencial da IA!


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Sobre o(a) autor(a)

Cindy Absy

Formação em Marketing e especialização em Gestão de Produto, Growth Hacking e Inbound Marketing. Conta com experiência em estratégias B2B, conteúdo digital, planejamento de ações e eventos.

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