NASA lança espaçonave a energia solar para explorar Júpiter

0 2

fonte: Exame.com

Juno em posição de decolagem rumo à Júpiter nesta sexta(5), nos EUA

A luz do sol vem sendo utilizada como fonte alternativa de geração de energia em múltiplas estuturas – de casas e edifícios a aparelhos eletrônicos. Agora, ela também vai ajudar a revelar os mistérios do espaço. Na manhã desta sexta (05/08/2011), a agência espacial americana, NASA, lançou  uma espaçonave movida a energia solar para explorar Júpter, o maior planeta de nosso sistema solar.

A sonda, que recebeu o nome de Juno, em homenagem à deusa do casamento e esposa do Deus Júpiter na mitologia romana, terá ao longo de um ano a missão de levantar informações sobre a composição interna do gigante planetário – o que pode dar pistas aos cientistas sobre a formação dos planetas gasosos. Segundo a Nasa, a espaçonave vai levar até cinco anos para chegar ao seu destino – Júpiter é cinco vezes mais distante do Sol do que a Terra. Cada uma das três asas com painéis solares possui 29 metros de comprimento e 9 metros de largura. Juntas, elas serão capazes de fornecer 400 watts de potência.

Em parceria com a Lego para um programa educacional, a nave de valor estimado em 1,1 bilhão de dólares, levará a bordo três bonequinhos que representam Júpiter, Juno (que carrega uma lupa) e Galileu Galilei (com um telescópio), que descobriu os conjuntos de satélites naturais daquele planeta. Além de Juno, a Nasa planeja uma nova missão, também a base de energia solar, até o fim do ano, desta vez para a lua. Nas fotos ao lado, você confere alguns momentos da montagem da espaçonave “verde”.

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

5 mitos sobre a estratégia multicloud
Google Cloud
Google Cloud
Google Cloud
multicloud
Cloud Run: desenvolva aplicações em contêiners sem servidor no Google Cloud
Anthos
Google Next
multicloud
GoogleCloud
DataFlow
Google Maps
Google Cloud
Google Maps