Paraná é exemplo no setor de celulose e papel.

por Só Notícias

O Paraná desenvolve importante função dentro do setor de celulose e papel. A afirmação é de Elizabeth de Carvalhaes, presidente executiva da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa). De acordo com ela, o Estado atua exemplarmente tanto em plantação florestal quanto na fabricação de papel. Neste ano, a produção nacional de celulose chegou a 14 milhões de toneladas, sendo 1.200 do Paraná, o que corresponde a 8,6% do total. Já a produção de papel atingiu 9,75 milhões de toneladas, com 21,1% deste Estado.

‘‘O Paraná tem, na sua maioria, plantação de pinus que se destina à grande expertise do Brasil: papel de embalagem, papel cartão e papel ondulado’’, explica. ‘‘Por isso tem função fundamental porque o setor no Brasil possui grandes clientes como a Tetrapak, que faz todas as embalagens de líquidos com papel ondulado que existem no País e no mundo e toda ela é produzida no Paraná’’, justifica.

O Estado atua primeiramente no maior know-how do Brasil e depois no maior volume. O País é especialista em reciclagem de papel de embalagem, papel cartão, papel em caixa e os produtos paranaenses são os mais recicláveis que existem na indústria de papel. ‘‘Nós estamos bastante avançados nisso (reciclagem); as florestas de pinus do Brasil respondem pela grande expertise brasileira na área de papel para embalagem e papel cartão e elas estão concentradas no Paraná’’, reitera.

Além disso, também tem importante participação no cenário brasileiro de florestas plantadas e fabricação de papéis. ‘‘Há investimentos, há expansão e todos os indicadores econômicos do setor avaliados pelo governo brasileiro estão nesta região porque papéis de embalagem ou papéis cartão e ondulado dão indicadores importantes das áreas de alimentos, limpeza, fármacos – embalagens de remédio’’. Elizabeth reforça a necessidade do plantio de pinus no Brasil porque a grande expertise do País está principalmente nas áreas de produtos acabados destas florestas.

Maior fábrica do País

A Unidade Monte Alegre da Klabin, instalada em Telêmaco Borba (Campos Gerais), constitui atualmente a maior fábrica de papéis do País e a maior fábrica de papéis para embalagem – cartões, kraftliner (usado para caixas de papelão ondulado), e sackraft (para sacos e envelopes) – da América Latina. Em 2006, a Klabin iniciou o Projeto de Expansão MA-1100, o maior já realizado em seus 111 anos de existência com o objetivo de ampliar a capacidade de produção total da empresa de 1,6 milhão de toneladas anuais de papéis para 2 milhões de toneladas. O investimento foi de cerca de R$ 2,2 bilhões, sendo mais de R$ 300 milhões em meio ambiente.

Com a inauguração da expansão, em 2008, o projeto colocou a unidade, atualmente a maior fábrica de papéis do Brasil, entre as 10 maiores fábricas de papel do mundo e entre os seis maiores fabricantes globais de cartões de fibras virgens (fibras não recicladas).

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

Same day delivery: o que é e como aplicá-lo no seu e-commerce?
varejo
Valor de frete torna-se diferencial e fator decisivo para que cliente conclua compra
store locator
rastreamento de cargas
aplicativos geolocalização
geolocalização
ship from store
delivery
Store Locator
Pickup in Store Google Maps
Plataforma Google Maps
Google Maps Premier Partner
Como contratar e ter acesso às APIs do Google Maps
Como contratar e ter acesso às APIs do Google Maps