Google Maps Platform Recursos Google Maps

Plataforma Google Maps: o que é e quais os benefícios para empresas?

Plataforma Google Maps: o que é e quais benefícios pode trazer para o seu negócio.
Escrito por Karen Ferraz

A Plataforma Google Maps ajuda empresas de diversas indústrias e segmentos a aproveitarem recursos baseados em dados de localização para entregar melhores experiências e transformar seus negócios.

A solução, que faz parte do ecossistema Google Cloud, reúne Application Programming Interfaces (APIs) de localização que podem ser combinadas e implantadas em sites ou aplicativos para conectar pontos de contato online e offline e aproximar empresas e clientes. 

Baixe agora: Guia das APIs do Google Maps

A plataforma fornece acesso a amplos dados de localização do Google, incluindo endereços, dados comerciais locais, dados de tráfego, algoritmos de rotas de veículo e visualização de mapas.   

A gigante de tecnologia investe constantemente na capacidade de seus algoritmos de machine learning para disponibilizar informações precisas e em tempo real em seus mapas.

Nos últimos quinze anos, o Google mapeou, por meio de carros e satélites, mais de 200 países e territórios, uma cobertura que abrange 99% do mundo sob diferentes ângulos e detalhes.

Esses dados poderosos são disponibilizados na Plataforma Google Maps para viabilizar as mais variadas jornadas. Empresas têm sido criativas e inovadoras em suas indústrias ao utilizar esses recursos para aumentar a eficiência de operações, melhorar o transporte de bens, otimizar rotas de serviços de entrega, levar clientes até suas lojas físicas e, sobretudo, entregar experiências incríveis.

Leia mais: API de Mapa: o que é e por que pode ser importante para o seu negócio?

QUAIS RECURSOS SÃO OFERECIDOS PELA PLATAFORMA GOOGLE MAPS?

As APIs da Plataforma Google Maps funcionam como “blocos de construção” que podem ser explorados em conjunto para criar experiências e aplicações baseadas em localização. Com elas, é possível desenvolver soluções internas, externas, soluções de rastreamento e outras. Para facilitar o uso desses recursos, estão divididas em três categorias: Maps, Routes e Places (em português, Mapas, Rotas e Lugares). 

MAPS: Mostre o mundo real aos usuários com mapas personalizados e imagens do Street View.

Permite exibir informações em mapas estáticos ou dinâmicos por meio do Maps e do Street View e facilitar a navegação de clientes e usuários em sites ou aplicativos.

Esses recursos, por exemplo, fazem com que um app de delivery mostre aos clientes a localização dos entregadores até a chegada do pedido ou com que um operador de logística acompanhe e gerencie o deslocamento de uma frota de veículos. 

Os mapas podem ser personalizados com informações de trânsito, rodovias, marcadores, cores e imagens. Além disso, é possível adicionar imagens de satélite e panorâmicas do Street View para uma experiência ainda mais interativa.

As APIs e SDKs do Maps são:

  • Maps SDK para Android/iOS – usuários podem adicionar mapas com base nos dados do Google Maps para seus aplicativos. API lida automaticamente com acesso aos servidores do Google Maps, download de dados e exibição do mapa;
  • Maps Static API – permite a incorporação da imagem do Maps no site sem precisar de JavaScript ou qualquer carregamento dinâmico da página.
  • Maps JavaScript API – possibilita a customização do mapa com conteúdo e imagens próprias. O benefício é a construção de mapas do jeito que o cliente desejar. 
  • Street View API – permite a incorporação de um panorama ou miniatura do street view a uma página. 
ROUTES: Ajude os usuários a encontrar o melhor trajeto até o destino por meio de dados abrangentes e trânsito em tempo real.

Quer ajudar os usuários a chegarem do ponto A ao Z no menor tempo e com dados em tempo real? O Routes, ou rotas, simplifica o cálculo do caminho mais eficiente para seu usuário, eliminando atrasos e reduzindo deslocamentos desnecessários. 

Suas APIs contemplam recursos de orientações por meio de rotas para diferentes tipos de transporte, incluindo trânsito, direção, caminhada ou ciclismo, fornecendo informações de tráfego em tempo real ou preditivo para auxiliar na tomada de decisões. É possível especificar origens, destinos, pontos intermediários e de referência, coordenada, horários e muito mais. 

As APIs do Routes consistem em:

  • Directions API – calcula direções entre localizações e permite que usuários pesquisem rotas para vários meios de transporte, incluindo carro, bike, a pé ou transporte público. O benefício é que o cálculo de deslocamento de um ponto para o outro é feito com base em tráfego real time.
  • Distance matrix API – fornece a distância e tempo de viagem para uma matriz de origens e destinos.
  • Roads API – possibilita criação de itinerários precisos, determinando o trajeto a ser percorrido. Também identifica a rodovia pela qual o veículo está dirigindo e providencia metadados sobre ela (como limite de velocidade, por exemplo). O benefício é que permite que usuários mapeiem coordenadas GPS e determinem o limite de velocidade ao longo dos segmentos da estrada.
PLACES: Ajude os usuários a descobrir o mundo com detalhes valiosos de mais de 150 milhões de pontos de interesse.

Facilita a descoberta de mais de 200 milhões de lugares mapeados (estabelecimentos, locais geográficos ou pontos de interesse) em uma área ou ponto definido de um mapa.

Os usuários podem pesquisar locais específicos nas proximidades e obter informações atualizadas em tempo real, como horário de funcionamento e rotas de como chegar. Também podem acessar recomendações sobre o lugar e outros dados, como telefone e endereço, a partir de recursos autocompletar.

No geral, as APIs do Places facilitam a identificação de lugares por meio da localização. São elas:

  • Places SDK for Android/iOS – permite a criação de aplicativos com reconhecimento de localização, que respondem contextualmente aos negócios locais e outros lugares próximos do dispositivo. O benefício é a construção de apps ricos com base em lugares que significam algo para o usuário, além da possibilidade de descobrir mais sobre os lugares ao redor (lojas, restaurantes, etc).
  • Places Library (Maps JavaScript API) – as funções na biblioteca de locais, API Javascript do Google Maps, permite que um app pesquise locais com o benefício de poder armazená-los para recuperação posterior.
  • Places API (HTTP) – esta API retorna informações sobre locais solicitados. Exemplo: pode retornar uma lista de locais com base na localização de um usuário e informações mais detalhadas sobre aquele lugar (comentários de usuários, fotos armazenadas, etc).
  • Geocoding API – converte endereços em coordenadas geográficas e vice versa. Com isso, é possível localizar um endereço em determinado IP do local.
  • Geolocation API – mostra com precisão o local de um dispositivo com base nas informações de torre de celular e wi-fi. É um ótimo recurso que pode ser usado quando um GPS não está disponível e deseja-se, ainda assim, obter localização precisa do dispositivo.
  • Time Zone API – mostra o fuso horário de qualquer lugar.

COMO O PODER DA LOCALIZAÇÃO PODE TRANSFORMAR SEU NEGÓCIO?

Em um mundo cada vez mais mobile, a ativação de dados de localização pode promover grandes impactos nos negócios e viabilizar a transformação digital em diversos segmentos. Veja como a Plataforma Google Maps pode agregar valor ao seu negócio:

Mais velocidade e capacidade de escalabilidade

A infraestrutura do Google Maps atende um bilhão de usuários ativos mensalmente graças a uma rede de fibra óptica global. Ao contar com uma plataforma flexível e segura, é possível garantir desempenho rápido,

escalonável e consistente para manter a eficiência das operações de acordo com as demandas do seu negócio. Tudo armazenado em nuvem e acessível na palma da mão a qualquer momento.

Crie experiências incríveis com mapas personalizados

A cobertura global do Google Maps possui rotas que expandem para 40 milhões de quilômetros em 200 países. Os mapas são construídos a partir de mais de mil fontes confiáveis que podem auxiliar sua empresa a estar mais perto dos usuários por meio de mapas amigáveis e customizados, fomentando estratégias omnichannel ao viabilizar jornadas integradas entre mundo físico e digital.

Google Maps Platform - Crie experiências incríveis com mapas personalizados

Na prática, você pode direcionar investimentos promocionais, atrair mais visitantes para seus estabelecimentos e interagir de forma relevante a fim de aumentar a satisfação e o engajamento com o cliente!

 

Ative dados ricos em tempo real para a tomada de decisões

A plataforma recebe mais de 25 milhões de atualizações diárias que convergem dados de mapeamento público, imagens de satélite e conteúdos gerados por usuários.

Esses insights ajudam o cliente a entender sua localização, encontrar informações sobre seu negócio e definir a melhor rota para chegar a um destino. As habilidades fornecidas pelas APIs do Google Maps refletem diretamente na redução de viagens e deslocamentos desnecessários e na economia de tempo e orçamento.

A GEOAMBIENTE PODE AJUDAR SUA EMPRESA A EXPLORAR TODO O POTENCIAL DA PLATAFORMA GOOGLE MAPS

Chegar mais rápido em um lugar ou gerenciar a entrega e o transporte de bens e mercadorias pode ser muito mais fácil com a Plataforma Google Maps. Ao incorporar dados de localização ao negócio, empresas de setores como varejo e bens de consumo, indústria, logística, sistema financeiro, governo, delivery, seguros, finanças e outros têm realizado uma gestão melhor de ativos e alcançado mais eficiência nas operações, com redução de custo. 

A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, é parceira premier do Google Cloud e revendedora oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a transformarem seus negócios. 

Ao contratar a solução de Google Maps com a Geoambiente, garantimos:

Preços diferenciados – como parceiros premier do Google Cloud, oferecemos faixas de descontos de acordo com volume de consumo na ferramenta;

Equipe altamente qualificada e especializada em geolocalização, além de certificada em Google Maps – ajudamos sua empresa a implementar a plataforma de Google Maps da maneira mais eficiente, respeitando boas práticas de uso;

Controle de custo e gerenciamento completo sobre o seu consumo – nosso time de especialistas oferece um suporte personalizado, orientando sobre boas práticas de implementação, além de alertar sobre consumos inesperados (ou que não foram previstos), garantindo uma otimização e controle do custo mensal.

Governo do Estado de São Paulo, Loggi, Petz, Kalunga, Bacio di Latte, Yamaha, Ford, Fiat e outras empresas que são líderes e referência de mercado confiam em nós e contam com a nossa solução e suporte de Google Maps.

QUER SABER COMO PODEMOS AJUDAR A TRANSFORMAR SEU NEGÓCIO TAMBÉM?

 

Veja também:

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário