Case de Sucesso
PREFEITURA DE SÃO PAULO

PREFEITURA DE SÃO PAULO facilita a busca por unidades de saúde mais próximas com as API's de geolocalização da Google Maps Platform

O Busca Saúde é o sistema de localização de estabelecimentos de saúde da Rede SUS da Secretaria do Município de São Paulo. Desenvolvida pela Secretaria de Saúde em parceria com a Geoambiente, a solução usa inteligência de geolocalização do Google Maps para otimizar a experiência entregue aos usuários.

O sistema aproveita as APIs do Google Maps para ajudar os usuários a encontrar o ponto de atendimento mais próximo de sua localidade, considerando informações sobre UBS’s, postos de vacinação, hospitais e outros equipamentos de saúde.

o DESAFIO de saúde pública da cidade mais populosa do brasil

Com mais de 11 milhões de habitantes, São Paulo é o maior município do país. Essa dimensão considerável desafiava a Secretaria de Saúde a melhorar a experiência do usuário quando este precisava encontrar um ponto de atendimento da rede SUS próximo a sua localidade.

Em muitos casos, a rapidez com que um cidadão chega até uma unidade de saúde para receber atendimento é decisiva. Nesse sentido, a secretaria precisava oferecer à população uma solução que fosse simples e ágil e levasse em consideração a localização exata do usuário para apontar os pontos de atendimento mais próximos, de acordo com cada necessidade. 

O sistema deveria estar disponível tanto pela web quanto pelas plataformas móveis, e ser fácil de usar por qualquer pessoa. Além disso, também deveria fornecer o caminho mais rápido para que o usuário chegasse no menor tempo possível até o atendimento.

Com mais de 11 milhões de habitantes, São Paulo é o maior município do país.

A SOLUÇÃO UTILIZANDO OS RECURSOS GOGLE MAPS PLATFORM

Em parceria com a Geoambiente, a Secretaria de Saúde de São Paulo desenvolveu o Busca Saúde.

Um sistema de localização de estabelecimentos de saúde da Rede SUS que utiliza a inteligência de geolocalização das APIs do Google Maps para melhorar a experiência dos usuários na hora de encontrar o ponto de atendimento mais próximo de sua localidade, levando em consideração informações sobre UBS’s, postos de vacinação, hospitais e outros equipamentos de saúde.

Ao acessar o Busca Saúde pelo site (http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br), o usuário deve preencher o endereço de residência ou outro endereço onde busca atendimento ou o nome da unidade de saúde e palavras-chave associadas (como siglas e nome fantasia).

A plataforma, então, lista em um mapa a localização de todos os tipos de serviços próximos ao endereço especificado. Em seguida, o usuário pode obter instruções de como chegar até a unidade.

COMO O BUSCA SAÚDE FUNCIONA:

Entrada facilitada de endereços: quando o usuário insere a informação inicial com seu endereço, a Autocomplete API do Google Maps fornece previsões sobre o endereço que está sendo digitado e efetua o preenchimento automático;

Listagem das unidades de saúde mais próximas: após o endereço ser transformado em um ponto no mapa, imediatamente o sistema traz a unidade de saúde de referência para aquele endereço. O usuário tem a opção de selecionar os equipamentos de saúde que deseja pesquisar e uma lista ordenada em tempo e distância por meio do uso da Distance Matrix API será exibida.

Roteirização até a unidade mais próxima: ao clicar sobre algum equipamento de saúde, o usuário recebe informações relevantes sobre aquele estabelecimento, além da opção “Obter rota” (endereço de origem x endereço de destino) de transporte público, de carro ou a pé, utilizando a Directions API.

Visualização detalhada da unidade: o sistema ainda traz uma visão dinâmica do Street View para que o usuário tenha uma visão real da fachada e dos arredores do estabelecimento. O resultado: uma experiência muito mais completa.

Google Maps Platform

CONHEÇA DETALHES DAS API’S UTILIZADAS

Como principal tecnologia para desenvolvimento do Busca Saúde foram utilizadas as seguintes APIs da Plataforma Google Maps:

 

  • GEOCODING API:
    identifica a latitude e a longitude do endereço do usuário para localizá-lo no mapa. Com a localização no mapa, outras APIs entram em cena para fornecer informações sobre as unidades de saúde mais próximas.

     

  • DISTANCE MATRIX API:
    com as coordenadas de latitude e longitude do usuário obtidas pela Geocoding, esta API fornece o cálculo de distância e tempo da viagem do transporte selecionado com base em informações em tempo real sobre o tráfego.

     

  • DIRECTIONS API:
    esta API ajuda os usuários a chegarem até a unidade básica por meio de um passo a passo detalhado.

     

  • JAVASCRIPT API:
    por meio dela é possível exibir e personalizar mapas com conteúdos próprios e imagens, sendo aplicada tanto para páginas da web quanto para dispositivos móveis.

     

  • AUTOCOMPLETE API:
    fornece previsões sobre o endereço que está sendo digitado na busca e efetua o preenchimento automático.

     

  • DYNAMIC STREET VIEW API:
    Possibilita a visualização real do local, permitindo analisar a rua da Unidade de Saúde a se consultar, fachada, se existe estacionamento e calçadas trafegáveis.
Google Geocoding API

Geocoding
API

Distance Matrix
API

Google Maps - Directions API

Directions
API

JavaScript
API

Google Places Autocomplete API

Autocomplete
API

Dynamic Street View API

A Prefeitura de São Paulo também utilizou recursos de Google Cloud para organizar sua base de dados e obter uma análise melhor sobre os pontos de atendimento. 

vamos escrever uma história juntos