Case de Sucesso
EGGER E MESQUITA ADVOGADOS

O uso da IA Google Cloud no desenvolvimento do Chatbot Maggy para emissão de boletos.

A Egger e Mesquita Advogados foi fundada em 2001 com o objetivo de efetuar a conciliação de instituições financeiras na região sul do país. Logo após, expandiu-se através de filiais para as regiões sudeste, nordeste e centro-oeste, conquistando também outros setores de atuação, como bancos de montadora, varejo e agronegócio.

A Geoambiente apoiou o desenvolvimento do
Chatbot Maggy, ferramenta que atua na interação da Egger e Mesquita com as empresas clientes para automatizar os processos de pagamentos, utilizando para isso os recursos do Google Cloud. 

O desafio de automatizar processos dentro da organização

A Egger e Mesquita Advogados tinham a necessidade de facilitar para seus clientes a emissão de boletos para pagamento de forma segura, otimizar processos internos, como o da área financeira, além de aumentar a produtividade e a capacidade de atendimento do time de cobrança. 

A busca por tecnologias disruptivas e inovação tecnológica, fez o escritório buscar novas soluções para poder aprimorar a experiência com seus clientes, aliado a isso o crescimento escalável e sustentável de suas operações, fazendo assim que seus colaboradores dediquem tempo ao real significado dentro de uma negociação e conciliação entre as partes.

Cientes do que precisaria ser feito para automatizar esse processo – a criação de um bot para o portal – a organização buscou a Geoambiente para trazer o conhecimento sobre a tecnologia Google Cloud e também para que desenvolvesse o sistema da maneira ideal.

O desenvolvimento do Chatbot Maggy

Em parceria com a Geoambiente, a Egger e Mesquita Advogados desenvolveu o Chatbot Maggy para seu portal, que utiliza Inteligência Artificial para identificar as intenções dos usuários e, assim, realizar o atendimento virtual para emissão dos boletos assim que solicitado, de maneira prática e rápida. 

O Chatbot, de forma automatizada e inteligente, após confirmação de cadastro, consegue: 

    1. Identificar qual o saldo devedor do cliente;
    2. Mostrar quais datas disponíveis para gerar boleto;
    3. Fornecer boleto para a data solicitada;
    4. Receber a informação de pagamento efetuado pelo cliente; 
    5. Direcionar para um atendente, se necessário – no caso de situações mais complexas.

tecnologias do google utilizadas

Como principal tecnologia para desenvolvimento do Chatbot foi utilizado o Dialogflow ES (Google Cloud), plataforma que tem a finalidade de entender conversas de linguagem natural e descobrir por meio das mensagens quais são as intenções do usuário naquele momento (Intents). Com isso, é possível detectar programaticamente o que o usuário quer e dar respostas adequadas para ele. Esta parte da aplicação foi desenvolvida pela Geoambiente.

Outro ponto importante da arquitetura que está interligada ao Chatbot é o Middleware. Esta aplicação, desenvolvida pela Egger e Mesquita Advogados, é responsável por encaminhar as mensagens recebidas do usuário final para o Chatbot utilizando a Python Client Library disponibilizada pela Google. O Middleware também é responsável por tratar os Intents detectados pelo Chatbot e realizar ações, como consultas em bancos de dados para recuperar dados de clientes, emitir boletos, etc.

OS RESULTADOS ALCANÇADOS PELA EGGER E MESQUITA ADVOGADOS

Com a implementação do Chatbot no WhatsApp, a Egger e Mesquita Advogados aprimorou ainda mais seu relacionamento com os clientes. Como resultado disso, a adesão ao Chatbot para a emissão de boletos cresce a cada mês: janeiro +6%, fevereiro +9% e março +7%, aumentando em média 7% a quantidade de pagamentos através dos boletos emitidos. 
A otimização nos processos operacionais da equipe de cobrança foi percebida no dia a dia. Com a automatização do procedimento de emissão de boletos pelo Chatbot, a produtividade foi aumentada, possibilitando aos profissionais da área direcionarem sua atenção para outras demandas essenciais. 

Além disso, os clientes também foram impactados positivamente, ganhando mais agilidade no processo de emissão para pagamento. Com o Chatbot, a empresa passou a incorporar tecnologia em seus processos, escalando ainda mais seus projetos.

“Atuar em conjunto com a Geoambiente foi um processo que possibilitou acelerar a implantação, sempre com muita transparência e demonstrando alto nível técnico frente às soluções da Google, atendendo plenamente as expectativas quanto à contratação e parceria. As tratativas e alinhamentos possibilitaram o sucesso do projeto, onde desde o início a comunicação e interações se demonstraram um grande diferencial, entendendo a necessidade e detalhando as etapas e desenvolvimento do projeto.”

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