Geolocalização Google Maps Platform

Evite erros na entrega de cartão com as API’s de geolocalização

Geolocalização
Escrito por Karen Ferraz

O Google Maps oferece uma gama de serviços para o segmento de serviços financeiros voltados para a experiência do cliente, segurança e operações. Ao integrar as API’s de geolocalização do Google Maps a seus apps e sistemas, as organizações do segmento financeiro têm acesso a dados de geolocalização detalhados.

Essas APIs ajudam a evitar a entrega do cartão de crédito ou débito em endereços errados. Como resultado, as empresas do segmento financeiro reduzem custos com entregas em endereços errados, evitam fraudes quando cartões chegam em mãos erradas e aumentam a satisfação do cliente, que consegue acompanhar a chegada do cartão até sua residência.

APIs de geolocalização do Google Maps: assertividade na entrega de cartões

Confira a seguir como as APIs de geolocalização do Google Maps entram em ação para evitar entregas em endereços errados. 

Places Autocomplete API: geolocalização reduz erros na inserção de endereços

A Places Autocomplete API é um recurso de preenchimento automático do Google Maps. Uma vez integrada aos apps ou sites de instituições financeiras, este serviço de preenchimento automático sugere endereços enquanto o usuário digita. 

Dessa forma, a Autocomplete ajuda a evitar esses erros na inserção de endereços com o uso da análise preditiva para sugerir endereços possíveis enquanto o usuário digita.  Assim, a API agiliza e simplifica a entrada de endereços, bem como o processo de atendimento ao cliente, além de evitar fraudes quando os cartões são entregues em mãos erradas.

Essa assertividade reduz a entrega de cartões em endereços errados, o que gera grande retrabalho, sem contar gastos desnecessários com combustível e desperdício de tempo dos entregadores. Sem contar que a instituição reduz custos que seriam gerados com a entrega no local errado, associados com a emissão de um novo cartão, aumentando os custos com um novo transporte.

Address Validation API: elimine erros de entrega com a validação de endereços 

A recomendação do Google é utilizar a Places Autocomplete API no fluxo de de entrada de endereço, ou seja, na primeira linha do formulário onde o usuário deve preencher o endereço. Mas e se o consumidor usou o preenchimento automático do navegador em vez do preenchimento automático do seu site ou app? 

O Google Maps tem a solução! A Address Validation API ajuda a reduzir a fricção no check-out do site ou app da organização financeira. Ela deve ser usada na etapa final do formulário para confirmar que o endereço é válido e completo. 

Geocoding API: obtenha agilidade na entrega do cartão e comodidade ao cliente

Com endereço confirmado pela Places Autocomplete API ou Address Validation API, a transportadora tem acesso ao local de entrega por meio da Geocoding API. A Geocoding API fornece a posição exata do lugar no mapa com base na latitude e longitude). Também é possível usar marcadores (“pins”) para localizar cada ponto de entrega no mapa, facilitando o trabalho do entregador.

Além disso, o cliente pode acompanhar em tempo real a entrega e visualizar o status atualizado da entrega do cartão, bem como a previsão de chegada. Com isso, o cliente não precisa adivinhar que horas a transportadora vai chegar e pode seguir com suas atividades até o horário previsto.




A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a acompanhar a mudança de comportamento do consumidor e entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário