Mobilidade Planejamento Logístico

Como calcular pedágios e combustível com o Google Maps?

pedágio combustível google maps
Escrito por Thiago Sailer

Como calcular custos de pedágios e combustível no Google Maps? Agora isso é possível com os novos recursos da plataforma!

O Google Maps está continuamente lançando novas ferramentas em seus serviços de mobilidade para que você possa criar experiências geoespaciais inovadoras. A novidade é que agora as empresas de transporte e logística podem estimar com mais precisão os custos das viagens, incluindo a possibilidade de calcular pedágios e combustível em rotas, com os novos recursos avançados de roteamento. 

Eles fazem parte da nova Routes API, uma versão aprimorada das APIs Directions e Distance Matrix que combina ambas em um único serviço e permite que você forneça rotas mais informativas e flexíveis para seus usuários. Essa capacidade ajuda na eficiência operacional, contribui para o cumprimento de metas de sustentabilidade a partir da otimização do consumo de combustível. 

Quer otimizar os gastos com combustíveis e pedágios nas operações logísticas? Saiba tudo sobre a nova Routes API! 

Nova Routes API: veja como calcular pedágios e combustível em rotas

A nova API Routes baseia-se nos recursos básicos das APIs Directions e Distance Matrix das quais sua empresa depende, como rotas abrangentes e atualizadas com tráfego em tempo real e cálculo de distâncias e ETAs (estimated time arrival ou tempo estimado de chegada) para matrizes de combinações de origem e destino. 

Ela também oferece novos recursos avançados para que você possa fornecer rotas mais informativas e flexíveis e maior precisão do ETA, incluindo:

  • Rotas de 2 rodas para veículos motorizados (cobertura)
  • Dados de pedágio para preços mais precisos sobre quanto custa uma rota (cobertura)
  • Informações de trânsito em tempo real ao longo de cada segmento de uma rota
  • Possibilidade de especificar se um “waypoint” é um local de passagem ou um ponto de parada
  • Controles ajustados para reduzir a latência
  • Roteamento ecológico (lançamento previsto para até o fim do ano)

Routes API: rotas mais informativas e flexíveis 

Entenda a seguir como funciona cada recurso oferecido pela nova versão da API e veja como calcular pedágios e combustível de um trajeto. 

Suporte para veículo motorizado de duas rodas: os veículos motorizados de duas rodas são o meio de transporte mais comum, desde entregas até viagens diárias. A nova API Routes oferece a capacidade de solicitar rotas e cálculos de matriz de distância para esse meio de transporte, considerando fatores como se estradas, rodovias e balsas com pedágio podem ser evitados, e rotas por caminhos que são não acessível aos carros.

Exemplo mostrando uma rota de veículo motorizado de duas rodas com dados de pedágioExemplo mostrando uma rota de veículo motorizado de duas rodas com dados de pedágio






Cálculos de pedágio: a API também provê acesso a um dado crítico que pode resultar em um impacto financeiro significativo para sua empresa e seus usuários: cálculos de pedágio. Para solicitações de matriz de rotas e distâncias, agora você pode solicitar cálculos de pedágio para ajudar a tomar decisões informadas sobre compensações entre tempo e custo. Os dados de pedágio fornecem preços mais precisos sobre quanto custaria sua rota, levando em consideração o tipo de veículo (por exemplo, EV/híbrido) e o tipo de pedágio eletrônico.

Um modelo representativo mostrando rotas usando dados de pedágioUm modelo representativo mostrando rotas usando dados de pedágio






Recursos aprimorados de tráfego e polilinha: o tráfego é um dos maiores fatores que afetam as decisões de roteamento, seja você um consumidor ou uma empresa. A nova API Routes permite especificar se o tráfego em tempo real ou histórico deve ser levado em consideração nos cálculos de rota. Também oferece controle sobre as compensações entre tráfego e qualidade e latência da polilinha.

Além disso, é possível solicitar informações de tráfego ao longo de cada trecho de uma rota, o que permite criar experiências mais ricas para seus usuários, como representar o tráfego com polilinhas codificadas por cores. As rotas também podem ser estilizadas em um mapa usando estilo de polilinha avançado, que oferece suporte a cores, traços e padrões personalizados ao longo de trechos de polilinha.

Exemplo mostrando o tráfego em tempo real ao longo de cada trecho de uma rotaExemplo mostrando o tráfego em tempo real ao longo de cada trecho de uma rota





Controles ajustados para reduzir a latência: a API proporciona opções adicionais para melhorar o desempenho do seu aplicativo. Ela tem ainda melhor desempenho do que as APIs Directions e Distance Matrix existentes e fornece recursos que permitem fazer compensações entre precisão abrangente e latência reduzida. Com o mascaramento de campos, você pode escolher quais campos serão retornados na resposta da API, como ETA, distância em metros, condições de trânsito e muito mais. Isso permite diminuir o tamanho da carga de resposta e simplificar a resposta, facilitando o processamento.

Leia mais: 3 novas soluções de mobilidade do Google Maps para otimizar deliveries

Aumente a precisão do ETA

Além de auxiliar com o cálculo de pedágios e combustível, a nova API Routes também melhora a precisão do ETA com pontos de referência mais inteligentes. Os “waypoints” intermediários permitem especificar se o usuário passará ou parará em um waypoint, para melhorar os cálculos do tempo de viagem. 

Esse recurso é uma mão na roda em casos de uso de coleta e entrega, pois garante que o usuário não será direcionado para um local onde parar não seja seguro, como um túnel ou rodovia. Além disso, é possível determinar o lado apropriado da estrada para um ponto de referência ou a direção de deslocamento atual ou desejada do veículo em cada ponto de referência, o que pode ajudar a garantir que eventos como embarques e desembarques sejam encaminhados para o local correto.

Exemplo de uma rota que para o motorista em um túnel, onde não é seguro parar

Otimize a economia de combustível com rotas ecológicas

No Google Maps, as rotas ecológicas ajudam os condutores a encontrar as rotas mais eficientes em termos de combustível, utilizando informações do Laboratório Nacional de Energia Renovável do Departamento de Energia dos EUA e dados da Agência Europeia do Ambiente. Desde o seu lançamento, estima-se que tenha ajudado a remover mais de meio milhão de toneladas métricas de emissões de carbono – o equivalente a retirar das estradas 100.000 carros movidos a combustível. Estamos entusiasmados em trazer rotas ecológicas para você ainda este ano.

Isso quer dizer que agora sua empresa pode ativar rotas ecológicas em seus produtos e aplicativos, o que pode ajudar na economia de combustível. É possível selecionar o tipo de motor e ativar informações de trânsito em tempo real para obter estimativas mais precisas de combustível ou eficiência energética ao escolher uma rota ecológica. 

Mas de que forma isso pode impulsionar as metas de sustentabilidade da sua empresa? Agora as empresas de entrega ou serviços de transporte compartilhado podem medir o consumo e a economia de combustível em uma única viagem, em várias viagens ou até mesmo em toda a sua frota para melhorar o desempenho de seus negócios!

Um modelo que mostra uma rota ecológica, juntamente com estimativas de economia de combustívelUm modelo que mostra uma rota ecológica, juntamente com estimativas de economia de combustível





Solução de mobilidade do Google Maps

Além da nova Routes API, a solução de mobilidade da Google Maps Platform oferece a possibilidade de compor custos das viagens considerando variáveis como tempo, distância, custo de pedágio e combustível.

A solução de Mobilidade da Google Maps Platform é um conjunto de APIs e SDKs que são utilizados para proporcionar uma melhor experiência e uma maior economia para os serviços de entregas e viagens sob demanda (On Demand Rides and Deliveries) e para os entrega planejada de última milha (Last Mile Fleet Solution).

A Geoambiente é Premier Partner do Google há mais de 10 anos e temos toda expertise para ajudar sua empresa a partir de serviços de implementação, desenvolvimento e consultoria técnica. Agora, somos certificados pelo Google para oferecer soluções de mobilidade!




A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a acompanhar a mudança de comportamento do consumidor e entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há mais de 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

 

Confira também:

 
 

Sobre o(a) autor(a)

Thiago Sailer

Head de Google Maps
Formado em Geografia e especialista em gestão comercial para as soluções da Google Maps Platform.

Deixe um Comentário