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O impacto da geolocalização na gestão de field service

Geolocalização no field service: como melhorar operações
Escrito por Thiago Sailer

A geolocalização é uma aliada na gestão das atividades de field service, ou seja, serviços e atendimentos realizados em campo. 

A falta de visibilidade sobre a localização de recursos e equipes, os desafios de planejar rotas complexas, bem como o tempo despendido com deslocamentos ineficientes afetam a produtividade e a qualidade do atendimento ao cliente. 

Neste contexto, a geolocalização permite rastrear a posição de agentes em tempo real, melhorar a alocação de tarefas e criar rotas inteligentes. Dessa forma, os gestores podem direcionar o operador mais próximo e qualificado para cada atendimento, garantindo eficiência operacional e redução de custos.

O Google Maps oferece um leque de soluções baseadas na inteligência de geolocalização para gestão de field service, incluindo otimização de rotas, despacho eficiente e monitoramento em tempo real. A seguir, abordaremos duas soluções que transformam o gerenciamento de serviços em campo. Boa leitura!

Geolocalização: eficiência e precisão no field service

Muitas empresas que atuam com field service estão utilizando a inteligência de geolocalização para melhorar as operações.  Isso porque a geolocalização rastreia o local onde os agentes se encontram com base nas coordenadas de latitude e longitude do dispositivo móvel. Na prática, além de permitir o acompanhamento assertivo das equipes, essa tecnologia favorece o despacho otimizado, favorecendo o tempo de espera em cada atendimento.

A adoção de ferramentas baseadas em geolocalização também desempenha um papel crucial na gestão de field service com a roteirização otimizada. A otimização manual de rotas, que inclui o processo de planejar trajetos mais eficientes para reduzir tempo, distância ou custos, soma um tempo significativo na jornada desses trabalhadores. Por isso, a eficiência logística trazida pela adoção de ferramentas baseadas em geolocalização justifica o investimento nessas tecnologias.

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Recursos do Google Maps

O Google Maps oferece recursos de geolocalização avançados para apoiar as organizações que lidam com field service. Essas soluções permitem adicionar o poder de geolocalização às ferramentas de gerenciamento de serviço de campo para levar o trabalhador com as habilidades certas ao lugar certo, na hora certa — também os com as peças e ferramentas necessárias. Confira a seguir as principais:

GMPRO 

A API Route Optimization (GMPRO) é uma solução de roteirização avançada em grande escala e para múltiplos veículos de uma frota. Seu grande diferencial em relação a outros recursos do mercado é a possibilidade de integrar diferentes variáveis para a criação automatizada das rotas. Por exemplo, ela é perfeita para planejar atendimentos em campo que tenham restrições de horário, múltiplos pontos de parada e a jornada de trabalho das equipes.

Considerando os parâmetros determinados, a API Route Optimization (GMPRO) permite definir um processo de planejamento de rotas a fim de atender à capacidade operacional. A roteirização avançada é explicada por seu algoritmo criado com base nos princípios de IA do Google Maps, treinado para oferecer os melhores planos de trajeto possíveis para cada demanda. 

Ou seja, a API GMPRO acaba com a roteirização manual, o que é extremamente dispendioso, especialmente quando se faz necessário combinar as diferentes variáveis que uma operação de field service pode demandar. As empresas que atuam com a prestação de serviços em campo podem implementar a GMPRO integradas às suas soluções. Com isso, é possível tornar as rotas e deslocamentos das equipes mais eficientes e ágeis.

Solução de Mobilidade para última milha

A Last Mile Fleet Solution (LMFS), ou solução de frota de última milha, na tradução, é um toolkit de desenvolvimento do Google Maps que facilita a criação de recursos de mobilidade para a entrega de serviços ao cliente. 

Entre as suas principais funcionalidades, estão a validação de endereços para o planejamento de rotas e a navegação passo a passo para o motorista com a interface familiar do Google Maps. O conjunto de APIs e SDKs que compõem a Last Mile Fleet Solution também permite que gestores façam a análise avançada de desempenho de suas equipes, favorecendo a solução de desafios como custos altos e falta de visibilidade operacional. 

Exemplo de ilustração de rastreamento de frota criado com a solução Last Mile Fleet

Exemplo de ilustração de rastreamento de frota criado com a solução Last Mile Fleet. Fonte: Google

Baixe o Guia de APIs da Plataforma Google Maps e conheça mais soluções:

 

Google Maps para diferentes modalidades de field service

A API GMPRO e a Solução de Mobilidade para última milha da Plataforma Google Maps são recursos que atendem às necessidades de diferentes serviços em campo. Entre eles:

  • Assistência de saúde domiciliar e home care: permite que cuidadores e profissionais de saúde se desloquem até as áreas de atendimento, aperfeiçoando a segurança e aumentando a agilidade. Acompanha o trajeto das equipes com o direcionamento das melhores rotas para otimizar o tempo estimado de chegada.
  • Distribuidoras de energia elétrica: emite alerta aos gestores quando equipes de manutenção estão no raio das áreas críticas, viabilizando o monitoramento de operações. Otimiza o envio de equipes para ocorrências emergenciais, como quedas de energia e reparos críticos, garantindo mais eficiência no atendimento.
  • Laboratórios de análises clínicas com atendimento domiciliar: possibilita o despacho otimizado de equipes por tipo de coleta, quantidade de veículos à disposição, janelas de tempo dos atendimentos e permite que o paciente tenha uma previsão de chegada assertiva.
  • Atendimento domiciliar (limpeza e manutenção residencial): encaminha os profissionais de acordo com a especialização (encanador, eletricista, faxineiro) e a proximidade, minimizando a espera dos clientes.
  • Manutenção (facilities): lista os chamados de manutenção preventiva conforme a urgência, alocando o profissional ideal para cada ocorrência. Monitora equipes e ferramentas, permitindo que os equipamentos adequados estejam disponíveis no local e momento corretos.

Como implementar?

Tanto a API Route Optimization (GMPRO) quanto a Last Mile Fleet Solution (LMFS) podem ser incorporadas aos diversos sistemas de gestão de equipes remotas das empresas. Ao integrar a tecnologia dessas soluções do Google Maps, é possível definir rotas mais eficientes para equipes em campo, reduzindo custos operacionais com combustível e tempo de deslocamento.

Com essa integração, as ferramentas do Maps aproveitam dados em tempo real, como trânsito, condições meteorológicas e outros fatores relevantes, para calcular rotas dinâmicas e otimizadas. Dessa forma, oferecem funcionalidades como otimização de múltiplas paradas, estimativas de tempo de viagem mais precisas e visualização de trajetos em mapas interativos, tornando a gestão das operações mais ágil e estratégica.

Para explorar ao máximo esses recursos, contar com suporte especializado faz toda a diferença! A Geoambiente, com 30 anos de experiência em inteligência de localização e atuando como Parceira Premier do Google Maps, é a parceira ideal para apoiar sua empresa nesse processo.

Nossa equipe, composta por especialistas certificados em tecnologia da nuvem, tem amplo conhecimento sobre os serviços do Google Maps e da Google Cloud Platform. Já ajudamos inúmeras empresas a implementarem soluções sob medida e altamente eficientes.

Comece agora!

A geolocalização é extremamente poderosa para a gestão de operações de field service. Graças ao poder do Google Maps, essa inteligência pode ser aplicada na sua organização para apoiar equipes em campos nas mais diversas atividades. 

Com a Geoambiente, você terá acesso a um portfólio completo de serviços de geolocalização do Google Maps, que inclui uma variedade de APIs especializadas. Nossa expertise na integração dessas APIs e ferramentas do Maps garante que sua empresa obtenha os melhores resultados na operação em campo!


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Sobre o(a) autor(a)

Thiago Sailer

Head de Google Maps
Formado em Geografia e especialista em gestão comercial para as soluções da Google Maps Platform.

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