Google Maps Platform Omnichannel

Localizador de Produtos do Google Maps: conectando compras online a lojas próximas

Localizador de Produtos
Escrito por Karen Ferraz

Apesar do avanço do e-commerce, a maior parte das vendas no varejo ocorrem nas lojas físicas. Um estudo do Google revela que 70% das vendas ainda são feitas no varejo tradicional, sendo que as pesquisas por “lojas perto de mim” no buscador registradas este ano dobraram em relação ao ano passado. Ao mesmo tempo, as buscas por lojas que possuem um produto específico em estoque saltaram 8000% no período.

Pensando nisso, o Google Maps lançou recentemente diversas novidades para ajudar os varejistas físicos a aproveitarem todos os benefícios da inteligência da geolocalização. Entre elas, estão o Localizador de Produto, no qual cada página de produto de um site conecta o consumidor com informações sobre retirada em loja ou opções de delivery.

Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre essa nova ferramenta do Google Maps que promete a impulsionar suas vendas.

Leia mais: Varejo: como usar o Google Maps para otimizar experiência online e offline

Localizador de produtos: entregue uma experiência ainda mais otimizada ao cliente

As restrições impostas pela pandemia diversificaram as opções de compras aos consumidores, que passaram a contar com retirada na loja e até entrega no mesmo dia. O aumento das pesquisas por “ao longo da minha rota” e “em estoque” no Google revela que a conveniência é determinante para o consumidor de hoje.

Os varejistas podem aumentar as taxas de conversão online e impulsionar as visitas à loja, incluindo a disponibilidade do produto e opções de retirada em cada uma das páginas de descrição do produto (PDP). Eles também podem enfatizar a velocidade e conveniência dessas opções, economizando custos de envio significativamente.

O Localizador de Produtos do Google Maps pode ajudar ainda mais a direcionar os clientes à visita, mostrando a distância exata das lojas até o consumidor e até mesmo o tempo estimado de deslocamento, para ressaltar ainda mais a conveniência de uma visita à loja. Segundo estudo recente da Shopify, a exibição de informações sobre produtos em estoque impulsionou as principais métricas da loja, incluindo 45% dos clientes que retiram pedidos no local fizeram uma compra adicional na chegada.

Localizador de Produto: transforme a navegação online em vendas locais

• Conecte a navegação on-line com o estoque local da loja
• Ofereça mais conveniência das compras locais ou retirada na loja
• Forneça informações úteis que os compradores precisam antes de visitar o local
• Exiba detalhes no nível da loja, como opções de retirada, horário de funcionamento da loja, tempo estimado de viagem, informações de acessibilidade e localização da loja em um mapa estático.

Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.





Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário