Google Maps Platform Recursos Google Maps

Google Meu Negócio x Plataforma Google Maps: entenda a diferença

Seguradoras: como disponibilizar o rastreamento do prestador de serviço?
Escrito por Karen Ferraz

Muitas pessoas confundem a Plataforma Google Maps com o Google Meu Negócio. Apesar de serem oferecidos pelo Google, eles são bastante diferentes, embora ambos sejam baseados em mapas.

O primeiro é totalmente baseado na inteligência de geolocalização da gigante de tecnologia, enquanto o segundo é uma ferramenta poderosa para ajudar clientes a encontrarem mais facilmente um negócio na busca do Google.

Pensando em esclarecer as principais dúvidas sobre esses dois serviços do Google amplamente utilizados por empresas mundo afora, detalhamos a seguir as especificidades de cada um. Confira!

Leia mais: Quais APIs da plataforma Google Maps escolher de acordo com segmento da sua empresa?

Plataforma Google Maps: inteligência da geolocalização a serviço de sua empresa

A Plataforma Google Maps (GMP) auxilia empresas de diversas indústrias e segmentos a aproveitarem recursos baseados em dados de localização para entregar melhores experiências e transformar seus negócios.

Nos últimos 15 anos, o Google mapeou mais de 200 países e territórios por meio de carros e satélites. Isso equivale a uma cobertura que abrange 99% do mundo sob diferentes ângulos e detalhes.

Esses dados poderosos são disponibilizados na Plataforma Google Maps para viabilizar as mais variadas jornadas. Empresas têm sido criativas e inovadoras em suas indústrias ao utilizar esses recursos para aumentar a eficiência de operações, melhorar o transporte de bens, otimizar rotas de serviços de entrega, levar clientes até suas lojas físicas e, sobretudo, entregar experiências incríveis.

A solução integra o ecossistema Google Cloud, serviço de computação em nuvem da gigante de tecnologia, e engloba diversas Application Programming Interfaces (APIs) de localização. Essas APIs que podem ser implantadas em sites ou aplicativos para conectar pontos de contato online e offline e aproximar empresas e clientes.

Desse modo, a GMP oferece a amplo acesso a dados de localização do Google, incluindo endereços, dados comerciais locais, dados de tráfego, algoritmos de rotas de veículo e visualização de mapas. Tudo isso é possível graças ao constante investimento do Google no aperfeiçoamento de seus algoritmos de machine learning para disponibilizar informações precisas e em tempo real em seus mapas.

O preço das APIs é pago de acordo com a utilização, ou seja, sua empresa paga apenas pelo que usar. Os valores variam de acordo com cada API e são cobrados com base em volumes de solicitações.

Google Meu Negócio: seu negócio em evidência no Google

Antes de tudo, é importante frisar que este é um serviço gratuito do Google para as empresas. Com ele, é possível garantir que os clientes encontrem mais facilmente seu negócio na Busca Google e no Maps.

Basta criar com um perfil da empresa gratuito para seu estabelecimento físico ou sua área de cobertura. Além disso, é possível customizar seu perfil adicionando fotos, ofertas, postagens e diversos outros recursos. Ainda há possibilidade de inserir informações essenciais, como número de telefone e horário de funcionamento, o que pode ajudar na tomada de decisão do cliente antes que ele se desloque fisicamente para um estabelecimento.

Na prática, o Google Meu Negócio funciona como um cartão de visita sobre sua empresa ao exibir todas informações essenciais sobre seu negócio quando alguém busca por ele na pesquisa do Google, fomentando uma interação com o cliente desde o início da jornada de compra (quando o cliente ainda está na fase de pesquisar por uma empresa ou produto).

Nesse perfil, as empresas podem criar postagens, ofertas, eventos, além de responder avaliações dos clientes sobre seus serviços. Seja sua empresa um restaurante, loja ou provedor de serviços, o perfil ajuda os clientes a fecharem negócio de forma fácil e direta, por meio da oferta de cardápio, orçamentos, catálogos e muito mais.

Google Maps: por que é importante para meu negócio?

A Plataforma Google Maps oferece APIs que podem ser adicionadas em sites, sistemas e aplicações para ajudar sua empresa a evoluir na jornada da transformação digital. Chegar mais rápido em um lugar ou gerenciar a entrega e o transporte de bens e mercadorias pode ser muito mais fácil com a Plataforma Google Maps.

Ao incorporar dados de localização ao negócio, empresas de setores como varejo e bens de consumo, indústria, logística, sistema financeiro, governo, delivery, seguros, finanças e outros têm realizado uma gestão melhor de ativos e alcançado mais eficiência nas operações, com redução de custo.

Confira também as 7 vantagens que provam que a plataforma do Google Maps foi desenvolvida para todos os tipos de negócios!

 

image-2

A Geoambiente é Premier Partner do Google há mais de 10 anos, com mais de 1000 clientes atendidos e projetos desenvolvidos. Nosso time é composto por especialistas certificados, sempre atualizados sobre os recursos, tecnologias e novos lançamentos da Plataforma Google Maps.

 

Conheça o nosso trabalho

Conteúdo recomendado: 

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário