Conheça os recursos de roteirização do Google Maps

Plataforma Google Maps11

Nos últimos quinze anos, o Google mapeou o mundo por meio de carros e satélites e permitiu que as pessoas obtivessem direções para chegar a qualquer destino, com apenas alguns cliques. Entenda como a Plataforma Google Maps impulsiona empresas e governos a serem mais eficientes na gestão de diferentes jornadas por meio da roteirização.

A gigante de tecnologia reúne dados de localização de mais de 200 países e territórios, o que abrange uma cobertura de 99% do planeta sob diferentes ângulos e detalhes. Esses dados estão reunidos na Plataforma Google Maps, que recebe mais de 25 milhões de atualizações por dia para fornecer informações de local precisas e em tempo real.

Organizações de diversas indústrias são capazes de criar soluções e aplicações para atender às mais diversas demandas de roteirização a partir dos serviços de localização da plataforma. Seja uma brigada do corpo de bombeiros ou uma app de delivery de comida, a inteligência de localização do Maps é ativada para ajudar os usuários a chegarem do ponto A ao Z no menor tempo e com dados precisos.

As APIs e SDKs do recurso Routes (ou rotas, na tradução) simplificam o cálculo do caminho mais eficiente a fim de reduzir atrasos e erros de deslocamento. Essas funcionalidades oferecem orientações para gerenciamento de rotas para diferentes tipos de transporte, incluindo trânsito, direção, caminhada ou ciclismo.

Assim, as empresas podem ser assertivas na gestão de operações de logística e entrega de mercadorias ou pedidos, conforme explica Silas Nogueira, Gerente de Contas Google Maps da Geoambiente no vídeo a seguir:

Conheça as principais APIs de otimização de rotas

As APIs da Plataforma Google Maps podem ser utilizadas em conjunto para criar experiências e aplicações baseadas em localização. Confira algumas:

Directions API: calcula direções entre localizações e permite que usuários pesquisem rotas para vários meios de transporte, incluindo carro, bike, a pé ou transporte público. Seus algoritmos realizam o cálculo de deslocamento de um ponto para o outro com base no tráfego em tempo real;

Distance matrix API: fornece a distância e tempo de viagem para uma matriz de origens e destinos. Com ela, uma empresa pode comparar o tempo de viagem de cada centro de distribuição ou estabelecimento para atender um pedido, permitindo acionar o motorista mais próximo e garantindo a entrega mais rápida possível. Tal agilidade é possível graças à análise preditiva sobre os tempos de cada viagem/entrega, que calcula uma previsão de quando o entregador chegará no endereço do cliente;

Roads API: viabiliza criação de itinerários precisos, calculando o trajeto a ser percorrido. O recurso também reconhece a rodovia pela qual o veículo está dirigindo e providencia
metadados sobre ela, como limite de velocidade. Por meio do mapeamento de coordenadas GPS, traz informações sobre o limite de velocidade dos motoristas ao longo dos segmentos da estrada.

Como a roteirização pode transformar seu negócio?

A ativação de dados de localização para roteirização pode promover grandes impactos nos negócios e viabilizar a transformação digital em diversos segmentos. Veja como a Plataforma Google Maps pode agregar valor ao seu negócio:

Crie trajetos inteligentes e rápidos: gerencie entregas para qualquer lugar e sem atrasos e forneça informações precisas para equipes de campo atenderem às demandas de seus clientes;

Gerencie operações com base em dados e otimize custos: as atualizações em tempo real da plataforma geram insights que ajudam a otimizar rotas para chegar a diversos destinos. Essa inteligência impacta diretamente na redução de deslocamentos desnecessários e na economia de tempo e orçamento;

Ofereça as melhores experiências: trace as melhores rotas para entregar pedidos e encomendas dentro do prazo e garanta a satisfação do cliente. Ou então, leve passageiros que precisam de transporte de um ponto a outro no menor tempo possível.

Velocidade e capacidade de escalabilidade: a infraestrutura do Google Maps atende um bilhão de usuários ativos mensalmente a partir de uma rede de fibra óptica global. Conte com uma plataforma flexível e segura que garante desempenho rápido, escalonável e consistente conforme seu negócio cresce.


Geoambiente - Google Cloud Premier Partner

A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a acompanhar a mudança de comportamento do consumidor e entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Quer saber como podemos ajudar a transformar seu negócio também?   

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

geolocalização
Aplicativos
Local Context
Google Cloud
Plus Codes
Cloud
varejo alimentício
Varejo de moda
Cloud
Maps
Google Maps
nuvem
Google Cloud