Google Maps Platform Roteirização

Conheça os recursos de roteirização do Google Maps

Plataforma Google Maps
Escrito por geoamb

Nos últimos quinze anos, o Google mapeou o mundo por meio de carros e satélites e permitiu que as pessoas obtivessem direções para chegar a qualquer destino, com apenas alguns cliques. Entenda como a Plataforma Google Maps impulsiona empresas e governos a serem mais eficientes na gestão de diferentes jornadas por meio da roteirização.

A gigante de tecnologia reúne dados de localização de mais de 200 países e territórios, o que abrange uma cobertura de 99% do planeta sob diferentes ângulos e detalhes. Esses dados estão reunidos na Plataforma Google Maps, que recebe mais de 25 milhões de atualizações por dia para fornecer informações de local precisas e em tempo real.

Leia mais: Rotas ecológicas: nova funcionalidade do Google Maps ajuda empresas a serem mais sustentáveis

Organizações de diversas indústrias são capazes de criar soluções e aplicações para atender às mais diversas demandas de roteirização a partir dos serviços de localização da plataforma. Seja uma brigada do corpo de bombeiros ou uma app de delivery de comida, a inteligência de localização do Maps é ativada para ajudar os usuários a chegarem do ponto A ao Z no menor tempo e com dados precisos.

As APIs e SDKs do recurso Routes (ou rotas, na tradução) simplificam o cálculo do caminho mais eficiente a fim de reduzir atrasos e erros de deslocamento. Essas funcionalidades oferecem orientações para gerenciamento de rotas para diferentes tipos de transporte, incluindo trânsito, direção, caminhada ou ciclismo.

Leia também: Cloud Fleet Routing: conheça a API que ajuda usuários a criar planejamento de rotas de um jeito mais fácil

Assim, as empresas podem ser assertivas na gestão de operações de logística e entrega de mercadorias ou pedidos, conforme explica Silas Nogueira, Gerente de Contas Google Maps da Geoambiente no vídeo a seguir:

Conheça as principais APIs de otimização de rotas

As APIs da Plataforma Google Maps podem ser utilizadas em conjunto para criar experiências e aplicações baseadas em localização. Confira algumas:

Directions API: calcula direções entre localizações e permite que usuários pesquisem rotas para vários meios de transporte, incluindo carro, bike, a pé ou transporte público. Seus algoritmos realizam o cálculo de deslocamento de um ponto para o outro com base no tráfego em tempo real;

Distance Matrix API: fornece a distância e tempo de viagem para uma matriz de origens e destinos. Com ela, uma empresa pode comparar o tempo de viagem de cada centro de distribuição ou estabelecimento para atender um pedido, permitindo acionar o motorista mais próximo e garantindo a entrega mais rápida possível. Tal agilidade é possível graças à análise preditiva sobre os tempos de cada viagem/entrega, que calcula uma previsão de quando o entregador chegará no endereço do cliente;

Roads API: viabiliza criação de itinerários precisos, calculando o trajeto a ser percorrido. O recurso também reconhece a rodovia pela qual o veículo está dirigindo e providencia
metadados sobre ela, como limite de velocidade. Por meio do mapeamento de coordenadas GPS, traz informações sobre o limite de velocidade dos motoristas ao longo dos segmentos da estrada.

Cloud Fleet Routing API: apoia os operadores de frotas de veículos a criar planos de roteirização precisos em escala. Ajuda aproveitar a escala da infraestrutura do Google Cloud e permite solucionar problemas de planejamento de rotas em segundos. Oferece capacidade de processamento em lote que pode ser dimensionado para modelar operações de logística complexas.

Routes API: combina as APIs Directions e Distance Matrix em um único serviço e permite às empresas fornecer rotas mais informativas e flexíveis para os usuários. Disponibiliza recursos avançados para fornecer rotas mais informativas e flexíveis e precisão aprimorada de ETA.

Como a roteirização pode transformar seu negócio?

A ativação de dados de localização para roteirização pode promover grandes impactos nos negócios e viabilizar a transformação digital em diversos segmentos. Veja como a Plataforma Google Maps pode agregar valor ao seu negócio:

Crie trajetos inteligentes e rápidos: gerencie entregas para qualquer lugar e sem atrasos e forneça informações precisas para equipes de campo atenderem às demandas de seus clientes;

Gerencie operações com base em dados e otimize custos: as atualizações em tempo real da plataforma geram insights que ajudam a otimizar rotas para chegar a diversos destinos. Essa inteligência impacta diretamente na redução de deslocamentos desnecessários e na economia de tempo e orçamento;

Ofereça as melhores experiências: trace as melhores rotas para entregar pedidos e encomendas dentro do prazo e garanta a satisfação do cliente. Ou então, leve passageiros que precisam de transporte de um ponto a outro no menor tempo possível.

Velocidade e capacidade de escalabilidade: a infraestrutura do Google Maps atende um bilhão de usuários ativos mensalmente a partir de uma rede de fibra óptica global. Conte com uma plataforma flexível e segura que garante desempenho rápido, escalonável e consistente conforme seu negócio cresce.


Geoambiente - Google Cloud Premier Partner

Geoambiente é parceira premier do Google Cloud e oferece ao mercado a solução Google Cloud enquanto plataforma, além de serviços desenvolvidos pelo nosso time de especialistas com base na tecnologia em nuvem.

Sobre o(a) autor(a)

geoamb

Deixe um Comentário