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Same day delivery: o que é e como aplicá-lo no seu e-commerce?

Same day delivery: o que é e como aplicá-lo no seu e-commerce?
Escrito por Karen Ferraz

Os consumidores online buscam conveniência, praticidade, bons preços e, claro, agilidade. Ao mesmo tempo, a maior rapidez nas entregas é um dos pilares dos varejista na disputa pela liderança no segmento de e-commerce. Entenda como o same day delivery, ou entrega no mesmo dia, tornou-se um diferencial competitivo para o varejo online.

À medida que comprar online passou a ser um hábito comum para as pessoas, a logística ganhou relevância na estratégia de consumer experience. Os prazos de entrega hoje são tão relevantes quanto métricas de venda. A prova disso é que 40% dos consumidores acabam por desistir de comprar quando o prazo de entrega é extenso.

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Em busca de otimizar processos e construir experiências de compra positivas, varejistas vêm modernizando suas operações com novos modelos de entrega e atendimento ao cliente, incluindo o same day delivery. Veja a seguir como funciona essa modalidade de entrega que ganhando cada vez mais destaque entre os varejistas brasileiros!

O que é same day delivery?

Muitas pessoas fazem questão de comprar em lojas físicas pela conveniência de ter o produto em mãos mais rapidamente. Essa é justamente a proposta do same day delivery, uma possibilidade oferecida por e-commerces de entregar o produto na casa do cliente dentro de 24h após a compra.

Mas não pense que essa é uma novidade no mundo do comércio online. Em 2012, a gigante global do comércio eletrônico Amazon inaugurou o serviço nos Estados Unidos, que hoje é oferecido em mais de 500 cidades norte-americanas.

No Brasil, a modalidade ganha relevância no segmento varejista, impulsionada especialmente pelo surgimentos de startups de logística (conhecidas como logtechs) que inovam no setor com processos de atendimento apoiados na tecnologia. Lojas como Dafiti, Shop2Gether, RiHappy e BRF Pets já adotaram o processo e colhem resultados positivos, enquanto grandes varejistas como a Via Varejo, dona das Casas Bahia e Ponto Frio, está próxima de entregar encomendas no mesmo dia em todo o país.

Quais as vantagens da entrega no mesmo dia?

O same day delivery apresenta vantagens claras para quem compra, que conta com muito mais conveniência e pode receber o pedido rapidamente, sem sair de casa. Já quem vende, passa a ofertar a conveniência com o serviço e contar com vantagens. Confira abaixo.

Maior competividade: o comércio eletrônico é um dos mercados mais competitivos, de modo que investir em melhorias em processos e atendimento é crucial para sair na frente. Cerca de 5 em cada 10 consumidores gostariam que as lojas virtuais oferecessem same day delivery. Porém, o modelo está presente em menos da metade dos varejistas online.

Aumento nas vendas e fidelização do cliente: como o prazo do frete influencia diretamente na satisfação do cliente, o same day delivery diminui as chances do cliente abandonar o carrinho. Isso significa cliente mais satisfeito e maiores oportunidades de venda!

Same day delivery na prática com a Plataforma Google Maps

Ao integrar a Plataforma Google Maps (GMP) a seus apps e soluções de entrega, comerciantes alcançam melhorias significativas na logística e se tornam capazes de implementar o modelo same day delivery. Isso é possível porque recursos da plataforma são capazes de transformar processos de delivery de ponta a ponta, garantindo entregas mais ágeis e maiores níveis satisfação do cliente.

As APIs (interface de programação de aplicações) disponíveis na GMP ajudam a automatizar o máximo possível a gestão de logística após a integração as soluções de gerenciamento de pedidos online. Quando os pedidos chegam, os sistemas logísticos determinam o endereço de entrega com a API Places Geocoding.

A partir daí, API Distance Matrix calcula as distâncias até os pontos de entrega e aloca as entregas aos motoristas disponíveis. Essa API garante entregas ágeis devido ao parâmetro traffic_model, que oferece uma análise preditiva sobre os tempos de cada viagem, permitindo que as entregas saiam do centro de distribuição (CD) mais próximo do endereço do cliente e cheguem até o destino dentro de 24 horas. Dessa forma, o tempo de viagem é reduzido drasticamente!

Além disso, a inteligência de localização da GMP também aumenta o giro do estoque, reduzindo perdas e permitindo que os times comerciais negociem novas mercadorias com vantagens, e traz mais visibilidade do estoque em tempo real.

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Com a integração dos estoques de todas as lojas físicas ou CDs, a probabilidade do produto estar disponível em pelo menos um dos estoques é muito maior, diminuindo as chances de perder vendas. Assim, é possível criar uma estrutura descentralizada de estoques de maneira integrada, o que torna o fluxo de venda mais econômico e flexível.




A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a acompanhar a mudança de comportamento do consumidor e entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há mais de 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

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Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

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