Store Locator: conheça o “localizador de lojas” do Google Maps

Store Locator9

Ajude o cliente a chegar até o seu negócio com o Store Locator e exiba a localização de suas lojas e estabelecimentos sobre o Google Maps no site institucional ou e-commerce.

O Store Locator funciona como um “localizador de lojas”, como indica o próprio nome. Ele exibe a localização de suas lojas e estabelecimentos sobre o Google Maps, site institucional ou e-commerce. Essa é uma das aplicações poderosas da Plataforma Google Maps, que oferece várias funcionalidades em APIs para atender a infinitas demandas de localização.

Leia mais: Como contratar e ter acesso às APIs do Google Maps?

Ao mostrar um conjunto de marcadores que representam locais em um mapa, o Store Locator ajuda os clientes a encontrarem a loja mais próxima que estão interessados em visitar. Além de proporcionar a melhor experiência ao consumidor, que economiza tempo para encontrar o que precisa, o recurso impacta diretamente no aumento das vendas e melhora a divulgação de suas unidades, analisa Silas Nogueira, gerente de contas Google Maps na Geoambiente.

E mais: um bom Store Locator pode diferenciar as diversas lojas de um varejista, especificando informações como a disponibilidade de um produto ou serviço que é disponibilizado somente em uma delas.

Ajude o cliente a chegar até o seu negócio com Store Locator

Para implementar o Store Locator e exibir localização de suas lojas com rapidez, é necessária uma combinação de diferentes APIs da Plataforma Google Maps. São elas: Geocoding API, Distance Matrix API, Directions API e Maps API.

A Geocoding API permite identificar a latitude e a longitude de um endereço para fixar marcadores em um mapa ou posicioná-lo. Também é possível descobrir um endereço a partir de uma coordenada. Basicamente, o recurso identifica onde seu cliente está no mapa, para que outras APIs forneçam informações sobre suas lojas mais próximas, ou mostra com precisão o ponto exato onde uma entrega deve ser feita.

Com as coordenadas de latitude e longitude do cliente obtidas, a Distance Matrix API entra em cena. Essa então API fornece o cálculo de distância e tempo da viagem do transporte selecionado com base em informações em tempo real sobre o tráfego.

Em seguida, a Directions API indica a rota específica a ser percorrida de uma coordenada a outra, auxiliando o cliente a chegar até sua loja por meio de um passo a passo detalhado. Já a Maps API exibe no mapa do seu site instituição ou e-commerce a localização da loja mais próxima, ou de suas outras lojas distribuídas pela cidade, por meio de marcadores que podem ser personalizados de acordo com a sua marca.

Quais as vantagens de implementar o Store Locator?

A expressão “Se não está no Google, não existe” nunca fez tanto sentido para os consumidores, que hoje buscam informações online sobre qualquer lugar antes de se deslocarem.

Há diversos benefícios ao incorporar o Store Locator e todos eles se traduzem em maior visibilidade ao seu negócio. Confira a seguir algumas das vantagens de implementar esse valioso recurso do Google Maps.

  • Fidelize seu cliente: facilite decisões de compra com informações relevantes e precisas e aumente as chances de que ele volte a comprar com você. Com o Store Locator, os consumidores economizam tempo e dinheiro, deslocando para as lojas realmente quando um produto desejado está disponível.
  • Mais agilidade na experiência de compra: diminua o número de cliques necessários para encontrar informações sobre seu negócio. Além disso, o Store Locator possui recurso de autocompletar, o que torna a pesquisa por seu site no Google muito mais rápida.
  • Aumente a eficiência de suas lojas físicas: reduza ligações de clientes solicitando informações simples, como endereço ou disponibilidade do produto. Ao disponibilizar essas informações em seu site por meio do Store Locator, é possível liberar seus funcionários para atender os clientes nas lojas e garantir mais vendas!
  • Direcione pesquisas sobre seu negócio: o Store Locator oferece filtros que ajudam a otimizar as buscas com base em dados de localização do usuário, endereço ou outros pontos no mapa.
  • Aumente a relevância do seu site entre as buscas: mantenha o usuário na página e forneça todas informações importantes, como horário de funcionamento, contatos, serviços prestados, distância de deslocamento, entre outras.
  • Ajude o cliente a chegar até a loja: direcione o consumidor ao Google Maps e forneça as direções que ele deve percorrer até o seu negócio com informações de tráfego em tempo real.
  • Decisões de negócio com base em dados de localização: o Store Location mostra não apenas uma visão das lojas mais visitadas e dos produtos mais vendidos em cada localidade, como ajuda a descobrir de onde os clientes estão vindo, por meio da localização do celular. Assim, é possível identificar em regiões há uma base de clientes para abrir uma nova loja.


Geoambiente - Google Cloud Premier Partner

A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a acompanhar a mudança de comportamento do consumidor e entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Quer saber como podemos ajudar a transformar seu negócio também?   

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

3 sinais de que a estratégia de logística do seu e-commerce pode ser bem-sucedida
Planejamento de rotas
Áreas que usam Google Maps para transformar seus negócio
Logística para e-commerce: qual importância e como afeta o negócio?
Como usar o Google Maps para reduzir custos de frete e aumentar as vendas do seu negócio?
Same day delivery: o que é e como aplicá-lo no seu e-commerce?
varejo
Valor de frete torna-se diferencial e fator decisivo para que cliente conclua compra
store locator
rastreamento de cargas
aplicativos geolocalização
geolocalização
ship from store
delivery
Store Locator