Google Maps Platform Omnichannel

Store Locator: localizador de lojas do Google Maps

Localizador de lojas do Google Maps
Escrito por Karen Ferraz

Ajude o cliente a chegar até o seu negócio com o Store Locator e exiba a localização de suas lojas e estabelecimentos sobre o Google Maps no site institucional ou e-commerce.

Essa funcionalidade do Google Maps pode ser muito eficaz, principalmente em segmentos específicos, como lojas de revistas, por exemplo, pois simplifica a busca por produtos e serviços, aprimorando a experiência do cliente.

O que é o localizador de lojas do Google Maps?

O Store Locator funciona como um “localizador de lojas”, como indica o próprio nome. Ele exibe a localização de suas lojas e estabelecimentos sobre o Google Maps, site institucional ou e-commerce.

Ao mostrar um conjunto de marcadores que representam locais em um mapa, o Store Locator ajuda os clientes a encontrarem a loja mais próxima que estão interessados em visitar. Além de proporcionar a melhor experiência ao consumidor, que economiza tempo para encontrar o que precisa, o recurso impacta diretamente no aumento das vendas e melhora a divulgação de suas unidades, analisa Silas Nogueira, gerente de contas Google Maps na Geoambiente.

Por fim, ao falarmos sobre alguns segmentos, como o de lojas de revistas, a importância de um bom localizador de lojas se destaca ainda mais. Para quem procura produtos ou serviços específicos, fica mais fácil descobrir quais estabelecimentos estão por perto e quais são as informações sobre a disponibilidade desses itens.

Em um mercado competitivo, essa capacidade de personalização se torna um fator essencial que impulsiona as vendas, proporcionando aos consumidores uma experiência mais focada e eficiente.

Como adicionar loja no Google Maps?

Para implementar o Store Locator e exibir localização de suas lojas com rapidez, é necessária uma combinação de diferentes APIs da Plataforma Google Maps. São elas: Geocoding API, Distance Matrix API, Directions API e Maps API.

A Geocoding API permite identificar a latitude e a longitude de um endereço para fixar marcadores em um mapa ou posicioná-lo. Também é possível descobrir um endereço a partir de uma coordenada. Basicamente, o recurso identifica onde seu cliente está no mapa, para que outras APIs forneçam informações sobre suas lojas mais próximas, ou mostra com precisão o ponto exato onde uma entrega deve ser feita.

Com as coordenadas de latitude e longitude do cliente obtidas, a Distance Matrix API entra em cena. Essa então API fornece o cálculo de distância e tempo da viagem do transporte selecionado com base em informações em tempo real sobre o tráfego.

Em seguida, a Directions API indica a rota específica a ser percorrida de uma coordenada a outra, auxiliando o cliente a chegar até sua loja por meio de um passo a passo detalhado. Já a Maps API exibe no mapa do seu site instituição ou e-commerce a localização da loja mais próxima, ou de suas outras lojas distribuídas pela cidade, por meio de marcadores que podem ser personalizados de acordo com a sua marca.

Conheça também o Store Locator Plus: Store Locator Plus: atraia mais clientes até sua loja com uma combinação de APIs do Google Maps

Quais as vantagens de implementar o Store Locator do Google Maps?

A expressão “Se não está no Google, não existe” nunca fez tanto sentido para os consumidores, que hoje buscam informações online sobre qualquer lugar antes de se deslocarem.

Há diversos benefícios ao incorporar o Store Locator e todos eles se traduzem em maior visibilidade ao seu negócio. Confira a seguir algumas das vantagens de implementar esse valioso recurso da Plataforma Google Maps.

  • Fidelize seu cliente: facilite decisões de compra com informações relevantes e precisas e aumente as chances de que ele volte a comprar com você. Com o Store Locator, os consumidores economizam tempo e dinheiro, deslocando para as lojas realmente quando um produto desejado está disponível.
  • Mais agilidade na experiência de compra: diminua o número de cliques necessários para encontrar informações sobre seu negócio. Além disso, o Store Locator possui recurso de autocompletar, o que torna a pesquisa por seu site no Google muito mais rápida.
  • Aumente a eficiência de suas lojas físicas: reduza ligações de clientes solicitando informações simples, como endereço ou disponibilidade do produto. Ao disponibilizar essas informações em seu site por meio do Store Locator, é possível liberar seus funcionários para atender os clientes nas lojas e garantir mais vendas!
  • Direcione pesquisas sobre seu negócio: o Store Locator oferece filtros que ajudam a otimizar as buscas com base em dados de localização do usuário, endereço ou outros pontos no mapa.
  • Aumente a relevância do seu site entre as buscas: mantenha o usuário na página e forneça todas informações importantes, como horário de funcionamento, contatos, serviços prestados, distância de deslocamento, entre outras.
  • Ajude o cliente a chegar até a loja: direcione o consumidor ao Google Maps e forneça as direções que ele deve percorrer até o seu negócio com informações de tráfego em tempo real.
  • Decisões de negócio com base em dados de localização: o Store Location mostra não apenas uma visão das lojas mais visitadas e dos produtos mais vendidos em cada localidade, como ajuda a descobrir de onde os clientes estão vindo, por meio da localização do celular. Assim, é possível identificar em regiões há uma base de clientes para abrir uma nova loja. 

Todas as vantagens de implementar o localizador de lojas do Google se concretizam em uma experiência otimizada de compra para os clientes, caracterizando negócios com mais vantagem competitiva. O Google Maps é o mapa mais utilizado do mundo e oferece recursos valiosos que podem ser contratados por empresas para a conexão com seus usuários, como o Store Locator e outras APIs exploradas em conjunto para criar experiências e aplicações baseadas em localização.

A Geoambiente é parceira premier do Google Cloud e revendedora oficial do Google Maps há mais de 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a transformarem seus negócios.

Fale com os nossos especialistas em Google Maps Platform

 

Confira também:

E-book: 3 estratégias omnichannel com geolocalização para aumentar suas vendas

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário