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Como gerar vantagem competitiva no setor de meios de pagamento?

Como gerar vantagem competitiva nos serviços de pagamento?
Escrito por Cindy Absy

Como garantir a competitividade em um cenário dinâmico como o mercado dos meios de pagamento? O setor vive um cenário de transformação acelerada. A rápida evolução das tecnologias, aliada à profusão de players, como adquirentes, provedores de serviços de pagamento (PSPs) e gateways de pagamento, aumentou significativamente a competição. Nesse contexto dinâmico, como sua empresa pode se destacar?

A inovação tornou-se um fator-chave para a diferenciação! É preciso ir além do básico ofertado pelos serviços tradicionais, apostando em novas tecnologias (como IA e ML) e no aperfeiçoamento da experiência do cliente.

Por que a vantagem competitiva é crucial no setor de meios de pagamento?

O mercado de serviços de pagamento passou por um “boom” nos últimos anos, resultando em uma competição acirrada entre os players. Nesse cenário dinâmico, ir além do básico é fundamental para a sobrevivência e o crescimento. A verdadeira vantagem competitiva não se limita a destacar-se, mas reside na capacidade de otimizar operações, inovar na oferta de serviços e construir relações duradouras com o cliente.

Entenda os benefícios de se estabelecer diferenciais sólidos e uma verdadeira vantagem competitiva:

  • Saturação do mercado: uma maior competição no setor ocorre devido à proliferação de players de meios de pagamento no mercado. Naturalmente, as empresas de tecnologia em pagamentos que saírem na frente irão se destacar e se consolidar no mercado.
  • Expectativa do consumidor: os diferentes perfis de clientes esperam ser atendidos personalizadamente, conforme o tipo de produto que buscam e demanda que possuem.
  • Pressão por inovação: diante de um cenário competitivo, investir em tecnologia e inovar no atendimento e oferta de serviços é o caminho para identificar novas oportunidades e agregar valor à experiência do cliente. 
  • Geração de valor: a transformação das fintechs pautadas na inovação e na construção de diferenciais robustos agregam valor à experiência do cliente e ajudam a fidelizá-lo.

5 tendências e tecnologias para gerar vantagem competitiva

Mais uma vez, a inovação é a senha para impulsionar a vantagem competitiva por meio de processos mais eficientes e da entrega de uma experiência otimizada ao cliente. Confira abaixo as principais tecnologias que estão remodelando processos internos e a jornada dos clientes nas fintechs.

1. Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML)

As tecnologias IA e ML permitem aplicar análises que ampliam o processamento de grandes volumes de dados, permitindo a prevenção de fraudes por meio da detecção de padrões, personalização da experiência do cliente por meio da análise de cada perfil, automação de processos e otimização de operações. Como resultado, observa-se maior eficiência nos processos, aumento da segurança e otimização da experiência do cliente CX.

2. Open Finance e conectividade de dados

A integração de dados entre instituições financeiras propiciada pelo open finance permite conhecer uma visão 360º do cliente, o que reflete na oferta de produtos personalizados, inclusão de serviços financeiros e o desenvolvimento de novos modelos de negócio. Isso viabiliza a criação de novas fontes de receita com a oferta de novos serviços, bem como a fidelização do cliente.

3. Pagamentos embedded (embutidos)

A integração de pagamentos em fluxos de compra ou de serviço não financeiros traz mais fluidez na experiência do consumidor. Por exemplo, a oferta de pagamento por Pix em um site de e-commerce, o pagamento diretamente em apps de delivery, entre outros. A vantagem competitiva aqui é garantida pela menor fricção entre os canais (o usuário não precisa sair de um app de compra para efetuar o pagamento em outro), maior conversão e conveniência para o usuário.

4. Experiência do cliente (CX) data-driven

Novos recursos de análise de dados transformam dados brutos em decisões mais rápidas, assertivas e acionáveis. Essa inteligência ajuda a oferecer jornadas de pagamento fluidas, atendimento proativo, personalização de ofertas e uma comunicação baseada no contexto.

Essa evolução nos dados traz um aumento na satisfação e contribui para a retenção do cliente por meio da diferenciação no serviço.

5. Cibersegurança e proteção de dados avançada

A aplicação de ferramentas avançadas de analytics e IA permitem uma atuação proativa da segurança dos dados por meio da detecção anômala. Técnicas como a autenticação multifator e a criptografia ajudam a proteger dados de clientes e mitigar fraudes, além de garantir o compliance (LGPD, por exemplo). Uma segurança robusta reflete na maior confiança do cliente, proteção contra fraudes e conformidade regulatória, que contribuem para a reputação da marca.

Um novo olhar no mercado de meios de pagamento: onde sua empresa se posiciona?

As empresas de meios de pagamento vivem um momento de transformação intensa: depois do surgimento de várias fintechs, agora é a hora da solidificação dos principais players. Sairão na frente aqueles que abraçarem as novas tendências e tecnologias, evoluindo da experimentação para a real aplicação prática.

A entrega de valor para os clientes e para os negócios é a estratégia que pode garantir a fidelidade dos usuários e a criação de novas oportunidades. A diferenciação nunca foi tão importante para garantir vantagem competitiva em um mercado digital cada vez mais disputado.

Para iniciar essa jornada de transformação, é fundamental que as lideranças e equipes compreendam o potencial das tecnologias aqui apresentadas. Áreas como Experiência do Cliente (CX), Inovação, Marketing, Finanças e Tecnologia são cruciais para impulsionar a cultura guiada por dados e tecnologia.

O passo seguinte é explorar como as tendências e tecnologias discutidas podem ser implementadas, buscando parcerias estratégicas e investindo em infraestrutura de dados para garantir que a inovação seja, de fato, um diferencial competitivo para sua empresa.


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Sobre o(a) autor(a)

Cindy Absy

Formação em Marketing e especialização em Gestão de Produto, Growth Hacking e Inbound Marketing. Conta com experiência em estratégias B2B, conteúdo digital, planejamento de ações e eventos.

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