Artigo detalha o desenvolvimento de um banco de dados geográficos para a gestão ambiental.

Por MundoGEO

A gestão ambiental em escala municipal é um dos maiores desafios para os governos atualmente . Com o avanço tecnológico, um aparato de ferramentas computacionais tem auxiliado muito neste processo, especialmente o desenvolvimento de banco de dados e o uso nos sistemas de informações geográficas (SIG).

Este trabalho tem por objetivo mostrar a elaboração de um banco de dados geográfico para o município do Chuí no Rio Grande do Sul utilizando o SIG Idrisi Andes.

O banco de dados foi gerado a partir da digitalização das informações existentes de geologia, geomorfologia, hidrografia, hidrogeologia, solos e capacidade de uso agrícola e unidades de paisagem da área de estudo, utilizando o software de apoio Carta Linx.

Adicionalmente, foi realizado o mapeamento da vegetação e uso do solo atual utilizando imagens do sensor Landsat TM5, através do processo de classificação supervisionada do SIG, cujo resultado foi ajustado por conferência da verdade de campo.

A disponibilidade do banco de dados permitirá a geração de outras camadas temáticas pela aplicação de rotinas computacionais específicas, permitindo, assim, a sua atualização constante.

As facilidades para a tomada de decisão na gestão ambiental municipal são evidentes, permitindo aos técnicos e planejadores agregar novas informações em diferentes escalas, elaborar planos de manejo setoriais, educação ambiental, zoneamento ambiental, entre outros, assim como a tomada de decisão baseada em critérios menos subjetivos

Leia a íntegra do artigo sobre desenvolvimento de banco de dados para gestão ambiental.

ada em cinco categorias: áreas antrópicas, ou ocupadas pelo homem, não agrícolas, áreas antrópicas agrícolas, áreas de vegetação natural, água e outras áreas. A publicação inclui tabelas, figuras e fotos.

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

3 sinais de que a estratégia de logística do seu e-commerce pode ser bem-sucedida
Planejamento de rotas
Áreas que usam Google Maps para transformar seus negócio
Logística para e-commerce: qual importância e como afeta o negócio?
Como usar o Google Maps para reduzir custos de frete e aumentar as vendas do seu negócio?
Same day delivery: o que é e como aplicá-lo no seu e-commerce?
varejo
Valor de frete torna-se diferencial e fator decisivo para que cliente conclua compra
store locator
rastreamento de cargas
aplicativos geolocalização
geolocalização
ship from store
delivery
Store Locator