Google Maps Platform Rastreamento

Transport Tracker: como funciona rastrear um veículo pela plataforma Google Maps?

Transport Tracker
Escrito por Karen Ferraz

O Transport Tracker, ou rastreador de transporte, é baseado na inteligência do Google Maps e permite rastrear e gerenciar ativos em movimento, como ônibus ou caminhões de entrega.

Trata-se de um aplicativo Android que captura a localização de seus veículos e a armazena em um Firebase Realtime Database. A solução utiliza um mapa criado a partir a API JavaScript do Google Maps e fornece visibilidade em tempo real de seus veículos, rotas e horários.

Entenda como Transport Tracker funciona e como ele pode apoiar seu negócio!

Leia mais: Cloud Fleet Routing: conheça a API que ajuda usuários a criar planejamento de rotas de um jeito mais fácil

Transport Tracker: rastreamento em tempo real

O Google Maps fornece uma diversidade de dados para que as empresas criem apps de localização e monitoramento integrados a seus sistemas. Uma dessas soluções é o Transport Tracker, que ajuda compreender onde seus veículos, como ônibus e caminhões, estão localizados, a qualquer momento.

Mas o que é preciso para construir um rastreador de transporte?

Primeiro é preciso compreender como informar a localização de cada veículo e obter atualizações em tempo real da base de dados. É necessário também localizar o veículo em um mapa, customizar este mapa, e administrar o sistema por completo.

A solução Transport Tracker facilita todo esse processo de desenvolvimento do app, incluindo a criação de um mapa de localização onde são mostrados todos os ativos. Este aplicativo mobile reporta a localização do veículo e o back end que integra todas essas funcionalidades.

Falando especificamente do back end, ele recebe atualizações em tempo real da localização dos veículos e configura os paineis de display para que sejam usados no front end.

Há diversos tutoriais e documentos disponíveis na internet, incluindo no GitHub, para guiar o desenvolvimento desta aplicação de código aberto. A partir deles, você tem acesso a uma base para construir qualquer tipo de rastreador utilizando a suíte completa de ferramentas disponíveis no Google Maps.

Para ajudar os desenvolvedores, o Google disponibiliza mais informações em developers.google.com/maps/solutions.

Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário