por Painel Florestal
Com a maior máquina de papel-cartão da América Latina, Telêmaco Borba (PR) recebeu há dois anos o investimento de R$ 2,2 bilhões de reais e segue superando as previsões originais do projeto.
Após atingir plena operação com quase um ano de antecedência, o equipamento tem registrado picos de produção 14% acima de sua capacidade, de 350 mil toneladas anuais, e poderá ultrapassar, mais adiante e com “pequenos investimentos”, as 400 mil toneladas por ano.
A produção atual é suficiente para carregar 120 caminhões ao dia. Essa produção ampliada deve representar aumento na participação no mercado brasileiro, além de elevar as exportações de 27% para 35% da receita da empresa. O investimento em tecnologia permitiu a redução de custos de fabricação e tornou o produto ainda mais competitivo em escala global. O novo processo produtivo diminuiu em 20% o uso de água e evita o consumo de 100 mil toneladas de óleo combustível ao ano. O projeto previu a diminuição da dependência energética: a fábrica é 70% auto-suficiente e uma parte da energia vem da queima de lascas de madeira em uma caldeira de biomassa recém-construída.