Celulose deve ficar escassa em 2011.

0 2

O presidente da Cenibra, Paulo Eduardo Rocha Brant, acredita que a oferta de celulose no mercado internacional pode ser restrita nos anos de 2011 e 2012.

por CIFlorestas

O presidente da Cenibra, Paulo Eduardo Rocha Brant, acredita que a oferta de celulose no mercado internacional pode ser restrita nos anos de 2011 e 2012. Em compensação, deve crescer de forma excessiva a partir de 2013, gerando um movimento de redução de preços.

Mesmo com a oferta apertada de celulose os preços tendem a ficar estáveis nos próximos dois anos. De acordo com o executivo, hoje o preço da celulose está justo, mas 2012 pode ser bem apertado se a demanda crescer 3% ao ano.

Brant aponta que haverá redução de preços a partir de 2013, com excesso de oferta em 2014 e 2015. No final de 2012, inicia operação a primeira fábrica da Eldorado Celulose, em Três Lagoas (MS). Nos anos seguintes, devem entrar as novas unidades da Suzano no Nordeste e a esperada ampliação da Fibria em Três Lagoas, além do provável aumento de capacidade da Veracel, joint-venture de Fibria e Stora Enso.

Já a Cenibra decidirá no início de 2011 sobre seu projeto de crescimento em Novo Oriente (MG), que acrescentará 850 mil toneladas à produção anual da companhia, que atualmente é de 1,2 milhão de toneladas de celulose. Essa nova capacidade entraria em operação em 2014 ou 2015. 92% da produção da companhia é destinada ao mercado externo, sendo que 20% do total vai para o Japão.

 

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

Valor de frete torna-se diferencial e fator decisivo para que cliente conclua compra
store locator
rastreamento de cargas
aplicativos geolocalização
geolocalização
ship from store
delivery
Store Locator
Pickup in Store Google Maps
Plataforma Google Maps
Google Maps Premier Partner
Como contratar e ter acesso às APIs do Google Maps
Como contratar e ter acesso às APIs do Google Maps
Plataforma Google Maps: o que é e quais benefícios pode trazer para o seu negócio.