Cientistas da américa latina e caribe debatem o mapeamento de solos.

por MundoGEO

Intercâmbio e padronização de informações é fundamental para adaptação a mudanças climáticas

Cientistas da América Latina e Caribe participam de encontro na Embrapa Solos, no Rio de Janeiro, entre 6 e 10 de setembro, da 1ª Oficina Latino-Americano do Mapeamento Global dos Solos/Atlas de Solos da América Latina e Caribe.

Aproximadamente 60 pesquisadores de 20 países da América Latina e Caribe estarão reunidos. O consórcio para o mapeamento global dos solos dividiu o mundo em oito regiões, estabelecendo uma rede de intercâmbio e disponibilização das informações de solo. A Embrapa lidera o polo América Latina/Caribe (ALC).

Esse esforço internacional, formalizado pelo consórcio GlobalSoilMap, que já conta com o apoio da Fundação Bill e Melinda Gates, visa mapear as propriedades do solo no mundo, produzindo mapas e informações que irão subsidiar a tomada de decisão do uso do solo em todos os continentes. Alguns dos itens que serão mapeados são: estoque de carbono orgânico nos solos (que combate o efeito estufa), disponibilidade de nutrientes e água, risco de erosão etc.

Vale lembrar que apenas 31% do solo mundial têm seu mapeamento e classificação em escala razoável para utilização pelos tomadores de decisão. O restante do mundo – principalmente a África – tem que se contentar com o único mapa global existente, compilado pela FAO em1981, com escala de 1:5.000.000, insuficiente para estudos mais específicos. O objetivo do consórcio é que o mundo inteiro disponha de informação de solo pela internet, numa resolução espacial de 90 metros.

Atlas.

Já o “Atlas de Solos da América Latina” faz parte de coletânea produzida pelo Centro Conjunto de Pesquisa (JRC) da União Europeia. Trata-se de compilação para cada região do globo, dos mapas de classes de solos existentes e informações associadas.

 

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

Localizador de Produtos
Cloud native
Google Maps
Google Maps
nuvem
Google Maps
Google Cloud
Google Cloud
Google Maps
Google Cloud
Nuvem
Google
Google Cloud
Google lança novos recursos de customização para o Maps no mobile
5 mitos sobre a estratégia multicloud
mariobet - supertotobet -

macbook tamir

- mersin eskort