Google Cloud IA / Machine Learning

Chatbots para empresas com IA: conheça as diferentes aplicações

Logo do Dialogflow, a ferramenta de criação de chatbot para empresas do Google Cloud.
Escrito por Karen Ferraz

Já imaginou fazer o upload de um documento de perguntas frequentes (FAQ)? E desenvolver um chatbot para sua empresa com IA que pudesse ser criado automaticamente para responder a essas perguntas? Ou então, que os clientes pudessem resolver problemas como emitir um boleto simplesmente interagindo com um chatbot?

Do ponto de vista do usuário, muitas vezes ele quer resolver um problema de forma simples e rápida, sem ter que ligar para a central de atendimento. E da perspectiva da empresa, o objetivo é não desperdiçar dinheiro mantendo um serviço de atendimento com ligações longas e monótonas. Por esse motivo, os chatbots para empresas com IA serão cada vez mais utilizados nos mais diversos segmentos!

Confira a seguir como o Dialogflow, plataforma de IA conversacional do Google Cloud, permite entregar experiências úteis, ágeis e engajadoras em diversos segmentos, como financeiro, educacional e muito mais.

Chatbots para empresas baseados em IA: como o Dialogflow habilita conversas engajadoras

O Dialogflow é uma ferramenta de ponta a ponta baseada em processamento de linguagem natural (NPL, da sigla em inglês) que facilita conversações ricas e naturais. O serviço traduz a linguagem natural (voz ou escrita) em dados que podem ser lidos por máquinas graças a modelos de machine learning, que também podem ser treinados com exemplos (de perguntas e respostas) que você deseja. A recomendação é usar dez exemplos para que a IA consiga captar a ideia do que você espera que ela responda.

Uma vez que o Dialogflow identifica sobre o que o usuário está conversando, ele emite os dados para o back-end (da sua organização). E é justamente no back-end que sua empresa entra em ação – você pode criar integrações com outros serviços, bases de dados ou até ferramentas de terceiros (por exemplo, CRM). A boa notícia é que o Dialogflow possui integração com Funções do Google Cloud para intermediar conexões com seu back-end.

Chatbots com IAs: aplicações em diferentes setores

Financeiro
Diversas financeiras e empresas de negociação utilizam o Dialogflow para construir chatbots que facilitam a emissão de boletos aos clientes. É o caso da Egger e Mesquita Advogados com o Chatbot Maggy desenvolvido como apoio da Geoambiente. A emissão de boletos via Chatbot na empresa vem aumentando, em média, 7% ao mês.

Companhias aéreas
Por meio do Dialogflow no Google Cloud, companhias aéreas podem criar um chatbot que permite aos clientes pesquisar, reservar e pagar por voos, posicionando a empresa para atender à demanda futura e aumentar as receitas dos canais digitais. A Malasya Airlines, por exemplo, automatizou todo esse processo e atualmente permite que os clientes usem o chatbot para reservar e pagar voos para 1.000 destinos em 150 países.

Universidades
As instituições de ensino também podem agilizar e oferecer mais segurança aos alunos nas interações. O Dialogflow entra em cena para permitir o desenvolvimento de chatbots por meio dos quais os alunos podem, por exemplo, pedir a emissão de um boleto para pagamento da mensalidade ou do vestibular, solicitar uma declaração e muito mais.

Restaurantes
Diversos restaurantes estão simplificando o pedido de refeições usando a tecnologia de conversação do Dialogflow. É o caso da rede de pizzarias Domino’s, que desenvolveu um bot batizado de “Dom” pelo qual os clientes podem pedir pizza. Trata-se de um bot de pedidos simples disponível on-line e por meio dos apps para dispositivos móveis da empresa. Algumas redes de restaurantes também permitem que os clientes acompanhem o status do pedido por meio de bots.

Transportadoras
Os chatbots para empresas de transporte também podem entregar melhores experiências aos usuários, reduzindo ligações. A transportadora inglesa DPD, por exemplo, usa uma rica experiência de conversa baseada em texto criada com o Dialogflow para resolver mais de 32% das consultas dos clientes dos 3 milhões de usuários em seu aplicativo de rastreamento de encomendas. De acordo com a empresa, cerca de 70% das perguntas podem ser respondidas imediatamente, como o tempo padrão de entrega de um pacote. Dessa forma, o chatbot tornou-se a maneira perfeita de transmitir essas informações de maneira rápida e eficaz.

Eventos
Vamos ao exemplo: o cliente quer participar de uma palestra gratuita, acessa o site da empresa e, por meio do chatbot, escreve “Eu quero emitir um ingresso para a palestra”. O chatbot responderá pedindo o nome da pessoa, email e CPF. Assim que o cliente digita as informações, o chatbot já emite o ingresso em segundos.

Operadoras
Empresas do setor de telecomunicações também podem se beneficiar dessas inteligências artificiais convencionais. Por exemplo, suponha que um usuário está com problemas de acesso à internet. Ele pode simplesmente entrar no site da empresa e, diretamente no chatbot, pode dizer (ou escrever) “Quero falar com o suporte técnico”. Imediatamente o chatbot pode responder “Em que posso te ajudar?”, enquanto o usuário comunica o problema com a internet e o chatbot responde com a solução.




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Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

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