Análise GeoEspacial

Desenvolvimento e implementação do SIGA pela Geoambiente

Projeto SIGA - Geoambiente
Escrito por admin

A Secretaria de Meio Ambiente de São Luís tem grande preocupação em dar agilidade aos processos de melhoria contínua da vida da população local.

Projeto SIGA - Geoambiente

Pensando nisso, a GEOAMBIENTE desenvolveu e está implantando o SIGA (Sistema de Gestão Ambiental) para a Secretaria de Meio Ambiente de São Luís.

Tiago Pinheiro e Joyce Tosetto, da Geoambiente.

Tiago Pinheiro e Joyce Tosetto, da Geoambiente.

A gerente de projetos, Joyce Tosetto, e o analista de sistemas, Tiago Pinheiro, responsáveis por este projeto, estiveram em reunião com o Secretário de Meio Ambiente de São Luís, Marco Aurélio Diniz, o Chefe de Gabinete, José Saraiva Júnior, além da equipe de apoio da Prefeitura de São Luís, para alinhamento de todos os detalhes finais de implementação do projeto na capital maranhense.

Com o SIGA, o trabalho da Prefeitura conseguirá promover melhorias na gestão técnica e operacional dos processos ambientais em São Luís, ou seja, os cidadãos ludovicenses poderão cadastrar uma denúncia pelo app mobile (dos sistemas iOS e Android), os requerentes de um empreendimento poderão acompanhar o processo de licenciamento por meio do portal SIGA, haverá maior agilidade na fiscalização ambiental, monitoramento e decisões a serem tomadas pela Secretaria de Meio Ambiente, além de várias outras possibilidades.

Mateus Pontes, responsável pelo desenvolvimento mobile do SIGA

Mateus Pontes, responsável pelo desenvolvimento mobile do SIGA

Mateus Pontes, desenvolvedor de aplicações da Geoambiente, ficou responsável por toda a complexidade de criação e desenvolvimento mobile do SIGA. A possibilidade de usar dispositivos móveis, tanto pela população local como pela Secretaria de Meio Ambiente de São Luís, é fundamental para o sucesso do uso do sistema e da eficiência nas ações e resultados.

As interfaces amigáveis receberam grande contribuição de ideias do Analista Desenvolvedor de Sistemas, Luis Filipe Guedes Mota, que atuou focado no desenvolvimento do SIGA, implementando a maioria das funcionalidades. Assim como Carolina Landim, também Analista Desenvolvedora de Sistemas e responsável pelo apoio às atividades de análise, que realizou testes na aplicação, gerou a documentação de relatórios de evolução e também apoiou o desenvolvimento do sistema.

Desenvolvido em ambiente web corporativo, o SIGA é composto por:

  • Sistema de controle de processos
  • Sistema de licenciamento e fiscalização ambiental
  • Sistema de gerenciamento de resíduos sólidos da construção civil
  • Módulo mobile para denúncias de infrações ambientais
  • Módulo público em interface Google Maps API para solicitação e acompanhamento de processos de licenciamento e outros.

geoambiente_siga1

geoambiente_siga2

O SIGA conta com vários campos definidos em sistemas de coordenadas geográficas, como: relevo, hipsometria, cobertura vegetal, áreas de recarga de aqüíferos, zonas de risco, abastecimento de água, bairros, UCs (Unidades de Conservação), entre outros.

Para soluções em gestão ambiental e em outros segmentos, conte com a GEOAMBIENTE.

Nossa equipe está pronta para entender suas necessidades: https://www.geoambiente.com.br/faleconosco.html

Sobre o(a) autor(a)

admin

Deixe um Comentário