Estudantes cariocas criam veículo feito de bambu.

0 2

O banco e o suporte para o volante são feitos de bambu. Os pneus e o volante são do mesmo material usado em um automóvel convencional.

por R& Notícias

Um veículo feito com bambu e desenvolvido por alunos de engenharia civil, elétrica e mecânica da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), ficou pronto depois de um ano de trabalho e é um dos destaques expostos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que começou nesta terça-feira (19) e vai até o próximo domingo (24). O tema da edição deste ano é ciência para o desenvolvimento sustentável.

Toda a estrutura é de bambu, como o banco e o suporte para o volante. Os pneus e o volante são do mesmo material usado em um automóvel convencional. O pequeno carro, parecido com um jipe, é movido a quatro baterias e tem capacidade de transportar de duas a três pessoas. Não tem teto nem velocímetro e pode chegar a 40 km por hora.

André Guedes Pinto, um dos orientadores do projeto, disse que a novidade é experimental.

– É um projeto piloto. Era para mostrar aos alunos que engenharia não se limita a concreto e aço e dar uma noção de sustentabilidade.

O custo do carro de bambu foi de aproximadamente R$ 6 mil. O veículo está exposto no estande do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Outra atração do lugar é o túnel sensorial, criado por estudantes do curso de fisioterapia da UnB (Universidade de Brasília). No túnel, o visitante tem de caminhar com os olhos vendados em um pequeno corredor e descobrir – com o tato, o olfato e a audição – o que há dentro de caixas de papelão, como folhas secas, geleia, palha e arroz. A atividade é para mostrar como uma pessoa com deficiência visual se orienta por meio dos outros sentidos, segundo Paula Marques, que é aluna do curso e participante do projeto.

O estudante Marcos Felipe, visitou o túnel e gostou da experiência.

– Foi fácil porque me ajudaram a andar sem enxergar. Acho que deve ser difícil um cego andar por aí.

A semana tem mais de 10 mil atividades programadas em 300 cidades do país, nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

Localizador de Produtos
Cloud native
Google Maps
Google Maps
nuvem
Google Maps
Google Cloud
Google Cloud
Google Maps
Google Cloud
Nuvem
Google
Google Cloud
Google lança novos recursos de customização para o Maps no mobile
5 mitos sobre a estratégia multicloud
mariobet - supertotobet -

macbook tamir

- mersin eskort