Evento em Minas Gerais debate energia eólica e mudanças climáticas.

por Ambiente Brasil

Até sexta-feira, 29, acontece o Seminário Nacional sobre Engenharia de Ventos, na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG.

Na avaliação do coordenador do evento, professor Ramon Molina Valle, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, a instalação de turbinas importadas para geração de energia eólica tende a perder a utilidade, devido às alterações no comportamento dos ventos no Brasil pelas mudanças climáticas.

“Os ventos estão mudando de acordo com as alterações climáticas. Isso gera um subaproveitamento das turbinas importadas, que trabalham apenas sob determinadas condições de ventos”, explicou.

Estudos com base em modelos matemáticos sugerem a criação de turbinas mais adequadas ao comportamento dos ventos no país. O modelo é formado por três etapas, que incluem a delimitação da região, com digitalização de imagens com dados do relevo. Com ajuda de geólogos as características da vegetação também devem ser levantadas. Finalmente, são avaliadas as condições de contorno da região analisada.

O professor lembrou, ainda, que a queda de muitas torres, recentemente, comprova que o vento se intensificou em regiões onde era mais fraco. “É interessante até para ajustar as normas de projetos que já existem. Minas Gerais sempre foi considerada uma região sem potencial para exploração de energia eólica e estamos mostrando que existem algumas regiões que teriam condições de abrigar turbinas”, afirmou.

Os estudos vão fortalecer a mudança da matriz energética brasileira, que ainda se baseia na hidráulica ou térmica, segundo Valle, “a energia eólica tem grandes vantagens econômicas e ambientais”, concluiu.

 

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

Valor de frete torna-se diferencial e fator decisivo para que cliente conclua compra
store locator
rastreamento de cargas
aplicativos geolocalização
geolocalização
ship from store
delivery
Store Locator
Pickup in Store Google Maps
Plataforma Google Maps
Google Maps Premier Partner
Como contratar e ter acesso às APIs do Google Maps
Como contratar e ter acesso às APIs do Google Maps
Plataforma Google Maps: o que é e quais benefícios pode trazer para o seu negócio.