Governo lança decreto de regulamentação da Lei do Gás.

por Canal Energia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira, 2 de dezembro, o decreto de regulamentação da Lei do Gás. O texto trata das inovações trazidas pela Lei 11.909, de 4 de março de 2009, regulamentando a atividade do gás no país, à excessão daquela relativa à contingência no suprimento de gás natural, que será objeto de regulamentação específica em razão de suas peculiaridades.

Os principais pontos do decreto são a instituição do Plano Decenal de Expansão da Malha de Gasodutos – PEMAT, que passará a ser publicado pelo Ministério de Minas e Energia e reforça o seu papel de formulador de políticas públicas para o setor; e a regulamentação do acesso de terceiros aos gasodutos de transporte e de troca operacional de gás (swap), que permitirão que novos agentes ofertem gás natural ao mercado brasileiro, aumentando a competitividade do setor. Outro ponto do decreto trata da regulamentação do período de exclusividade, instrumento importante para atrair novos carregadores nos futuros leilões de gasodutos.

De acordo com o MME, a Lei do Gás e o Decreto de Regulamentação são um marco no estabelecimento de regras claras e estáveis para atrair mais investimentos para o setor. A expectativa é de que a introdução dos contratos de concessão traga mais competitividade para a atividade de transporte e, consequentemente, mais investimentos em exploração e produção, o que resultará em mais investimentos em infraestrutura, criando um círculo virtuoso para o setor. Para ler o decreto na íntegra, clique aqui.

 

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

Same day delivery: o que é e como aplicá-lo no seu e-commerce?
varejo
Valor de frete torna-se diferencial e fator decisivo para que cliente conclua compra
store locator
rastreamento de cargas
aplicativos geolocalização
geolocalização
ship from store
delivery
Store Locator
Pickup in Store Google Maps
Plataforma Google Maps
Google Maps Premier Partner
Como contratar e ter acesso às APIs do Google Maps
Como contratar e ter acesso às APIs do Google Maps