Laboratório de geoprocessamento da UERJ atualiza agenda com novos cursos.

0 2
Novos Cursos de Extensão em Geotecnologias na UERJ

por MundoGEO

No dia 3 de novembro começa uma nova turma do curso O Laboratório de Geoprocessamento (LABGIS) do Departamento de Geologia Aplicada da Faculdade de Geologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) abre, a partir de 14 de setembro, novas turmas dos seus cursos de extensão em geotecnologias, oferecidos e certificados pela Sub-Reitoria de Extensão através do Centro de Produção da UERJ (CEPUERJ).

A UERJ está apresentando quatro cursos novos, sendo alguns destes inéditos no Estado do Rio de Janeiro.

No dia 25 de setembro começa uma nova turma do curso Sistemas de Posicionamento Global – Teoria e Prática. Com a carga horária de 16 horas, o curso apresenta conceitos dos Sistemas de Posicionamento Global por Satélites e suas aplicações. O aluno tem prática com aparelhos de GPS de navegação, conceitos de cartografia e trabalha os dados gerados nos principais softwares da área como o GPS Trackmaker, ArcGIS Desktop, Google Earth, entre outros.

No dia 28 de setembro começa uma nova turma do curso Introdução ao Spring, de 20 horas, no qual o aluno aprende operações de análise e interpretação do software Spring. Serão abordadas ferramentas de operação com banco de dados, integração de dados de diversos formatos, georreferenciamento de imagens, geração de modelos numéricos de terreno e declividade, consultas espaciais e impressão de mapas.

No dia 19 de outubro começa uma nova turma do curso Sensoriamento Remoto e Processamento Digital de Imagens, de 52 horas. O objetivo é capacitar o aluno a trabalhar com dados de sensores remotos e aplicar técnicas de Processamento Digital de Imagens. Além da introdução dos conceitos, serão realizadas práticas composições de bandas, mosaicos, operações sobre histograma, aplicação de filtros e métodos de classificação supervisionada de imagens.

No dia 3 de novembro começa uma nova turma do curso Ferramentas de Sistemas de Informações Geográficas (com ArcGIS Desktop 9.3.1), de 52 horas, no qual os alunos vão explorar o ambiente e aprender as principais ferramentas do ArcGIS Desktop: projetos de mapas, edição de simbologia, seleção, layout de mapas, trabalho com projeção cartográfica e referenciais geodésicos, edição de dados geográficos, operações em tabelas, geodatabases, estatísticas, gráficos e análises de geoprocessamento.

No dia 16 de novembro começa a primeira turma do novo curso Modelagem Conceitual de Banco de Dados Geográficos, de 30 horas. O objetivo é ensinar ao aluno utilizar as técnicas OMT-G e UML-Geoframe para modelar conceitualmente banco de dados que utilizem informações geográficas. O aluno estará apto ao final do curso a analisar e construir diagramas de classes e outros documentos utilizando modelagem de dados geográficos.

As inscrições podem ser feitas na página da CEPUERJ, a partir do dia 14 de setembro. São apenas 14 vagas por turma, e estudantes de qualquer instituição de ensino têm desconto. Os cursos contam com apostila e DVD com dados das práticas, vídeos didáticos, apresentações do instrutor e bibliografia complementar.

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

5 mitos sobre a estratégia multicloud
Google Cloud
Google Cloud
Google Cloud
multicloud
Cloud Run: desenvolva aplicações em contêiners sem servidor no Google Cloud
Anthos
Google Next
multicloud
GoogleCloud
DataFlow
Google Maps
Google Cloud
Google Maps