MA vai promover Censo Florestal em todo Brasil.

por Painel Florestal

O Ministério do Meio Ambiente irá promover este ano em todos os estados o Censo Florestal. O objetivo do trabalho é catalogar e analisar os tipos de árvores, idade e saúde, além da capacidade de armazenamento de biomassa e carbono.

Isso pode ser um importante aliado na criação de políticas públicas. O desenvolvimento dessas políticas – voltadas principalmente à preservação, manejo e sustentabilidade – pode ser facilitado com o trabalho. Um projeto-piloto foi desenvolvido no Distrito Federal. No Nordeste, por exemplo, já foram firmados convênios com o Ceará e Sergipe. Segundo o Serviço Florestal Brasileiro, o trabalho será importante para se detectar o que acontece com as florestas de todo o Brasil.

Outro ponto positivo é a coleta de informações precisas que poderão ser apresentadas em fóruns internacionais de Meio Ambiente. Além disso, o inventário poderá contribuir para a capacitação de profissionais da área de engenharia florestal. O Ministério quer repetir o mapeamento a cada cinco anos. O último Censo Florestal promovido no País, no fim da década de 70, nunca chegou a ser concluído.

Atualmente, o monitoramento das florestas brasileiras é feito por satélites. O inventário florestal vai analisar aproximadamente 20 mil pontos de florestas em todo o País, distantes 20 quilômetros um do outro. A expectativa é descobrir novas espécies ou constatar o ressurgimento de outras, consideradas extintas. Um levantamento socioambiental para conhecer a relação das populações locais com a floresta também será feito.

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

Localizador de Produtos
Cloud native
Google Maps
Google Maps
nuvem
Google Maps
Google Cloud
Google Cloud
Google Maps
Google Cloud
Nuvem
Google
Google Cloud
Google lança novos recursos de customização para o Maps no mobile
5 mitos sobre a estratégia multicloud
mariobet - supertotobet -

macbook tamir

- mersin eskort