Meta de biocombustíveis da UE vai acelerar aquecimento do planeta, dizem organizações.

por Folha.com

Os projetos europeus de consumo de biocombustíveis precisarão de terras disponíveis para cultivos com extensão equivalente ao dobro da superfície da Bélgica para poderem se realizar, o que vai acelerar o aquecimento do planeta, denunciaram organizações de defesa do ambiente em um estudo que será publicado nesta segunda-feira.

A UE (União Europeia) estabeleceu que, em 2020, 10% do consumo total de combustível corresponda a biocombustíveis provenientes de cultivos agrícolas.

“Esta obrigação vai exigir a utilização de 69 mil quilômetros quadrados (6,9 milhões de hectares) de terras suplementares em todo o planeta e acelerará o aquecimento global”, destaca este estudo, publicado por nove organizações.

“Uma superfície equivalente ao dobro da Bélgica terá que ser utilizada para cultivos a fim de cumprir com as metas dos países europeus na área das energias renováveis em 2020, o que colocará em risco as comunidades mais pobres”, ressalta o documento.

O estudo analisa os planos de ação nacionais entregues à Comissão Europeia por 23 dos 27 países-membros da UE.

Os agrocombustíveis, devido à mudança de uso do solo, emitirão entre 27 milhões e 56 milhões de toneladas de gases de efeito estufa a mais ao ano, ou seja, o equivalente ao emitido de 12 milhões a 26 milhões de veículos nas estradas europeias até 2020.

Cinco países da UE, Grã-Bretanha, Espanha, Alemanha, Itália e França serão responsáveis por três quartos dessas emissões, informou o estudo.

“Os agrocombustíveis não são uma solução ecológica para nossas necessidades de energia”, afirma Laura Sullivan, encarregada da ActionAid, uma das organizações que publica o informe.

As nove organizações que encomendaram o estudo são Greenpeace, ActionAid, Birdlife International, ClientEarth, European Environment, Fern, Amigos da Terra Europa, Transporte e Meio Ambiente e Wetland International.

 

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

Same day delivery: o que é e como aplicá-lo no seu e-commerce?
varejo
Valor de frete torna-se diferencial e fator decisivo para que cliente conclua compra
store locator
rastreamento de cargas
aplicativos geolocalização
geolocalização
ship from store
delivery
Store Locator
Pickup in Store Google Maps
Plataforma Google Maps
Google Maps Premier Partner
Como contratar e ter acesso às APIs do Google Maps
Como contratar e ter acesso às APIs do Google Maps