Nível dos oceanos subirá mais do que previu ONU, diz Austrália

0 2

Fonte: Folha

As inundações em regiões costeiras devem ocorrer com mais frequência dentro de um século, devido ao aumento no nível dos oceanos provocado pelo aquecimento global, diz um estudo divulgado pelo governo australiano nesta segunda-feira.

“O cálculo plausível do aumento do nível das águas para 2100, em comparação com 2000, é de 0,5 a um metro”, cita o relatório “A Década Crítica”, da Comissão de Mudança Climática, subordinado ao governo da Austrália.

O estudo, que passou pela revisão de cientistas do Birô de Meteorologia e de acadêmicos da Austrália, mostra que seus números superam os cálculos feitos pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, da ONU) –a organização previu um aumento de 0,18 a 0,76 metro para o mesmo período.

O nível das águas dos oceanos aumentou em 20 centímetros desde 1880, lembrou o relatório.

ENTRE AS MAIS POLUENTES

A comissão também cobra “descarbonizar” a economia australiana, ou seja, reduzir ao máximo as emissões de dióxido de carbono (CO2) e utilizar energias limpas até 2050.

O chefe da Comissão, Tim Flannery, disse que a Austrália tem exatamente oito anos e sete meses para cumprir o objetivo de reduzir em 5% a emissão de CO2 para 2020, em relação aos níveis do ano 2000, segundo a emissora de TV local, a ABC.

A Austrália é uma dasnações mais poluentes do mundo em termos per capita, com uma taxa cinco vezes maior que a da China, justamente o principal mercado para suas exportações de carvão e outros recursos naturais.

A Austrália assinou o Protocolo de Kyoto quando os trabalhistas chegaram ao poder, em 2007, e atualmente se debate no país um polêmico imposto para a emissão de carbono.

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

5 mitos sobre a estratégia multicloud
Google Cloud
Google Cloud
Google Cloud
multicloud
Cloud Run: desenvolva aplicações em contêiners sem servidor no Google Cloud
Anthos
Google Next
multicloud
GoogleCloud
DataFlow
Google Maps
Google Cloud
Google Maps