Novo supercomputador do Inpe é destaque em matéria na revista Nature.

por MundoGEO

A Nature, uma das mais conceituadas revistas científicas do mundo, em sua edição de 4 de novembro (nº 468) traz o artigo Brazil’s climate modellers are set to go global, sobre o supercomputador que está sendo instalado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O novo equipamento estará entre os mais poderosos do mundo quando em plena operação e será utilizado para aprimorar a qualidade das previsões meteorológicas e o desenvolvimento de cenários climáticos futuros globais e regionais.

Entre outros aspectos, a revista ressalta o fortalecimento da ciência climática brasileira no cenário internacional, pois o novo equipamento, um XT6 da Cray que foi batizado de “Tupã”, vai colocar o país entre os poucos que podem contribuir com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) em termos de modelagem climática global.

Modelo Brasileiro do Sistema Climático Global

O supercomputador será fundamental para o desenvolvimento e implementação do Modelo Brasileiro do Sistema Climático Global, que incorporará todos os elementos do Sistema Terrestre (atmosfera, oceanos, criosfera, vegetação, ciclos biogeoquímicos, etc), suas interações e como este sistema está sendo perturbado por ações antropogênicas (por exemplo, emissões de gases de efeito estufa, mudanças na vegetação, urbanização, etc.).

Ao ampliar em mais de 50 vezes a capacidade de processamento no Inpe, o supercomputador permitirá gerar previsões de tempo mais confiáveis, com maior prazo de antecedência e de melhor qualidade, ampliando o nível de detalhamento para 5 quilômetros na América do Sul e 20 quilômetros para todo o globo. Será possível prever ainda eventos extremos com boa confiabilidade, como chuvas intensas, secas, geadas, ondas de calor, entre outros. As previsões ambientais e de qualidade do ar também serão beneficiadas, gerando prognósticos de maior resolução, de 15 quilômetros, com até seis dias de antecedência.

 

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

Cloud
varejo alimentício
Varejo de moda
Cloud
Maps
Google Maps
nuvem
Google Cloud
Maps
nuvem
abandono de carrinho
3 sinais de que a estratégia de logística do seu e-commerce pode ser bem-sucedida
Planejamento de rotas
Áreas que usam Google Maps para transformar seus negócio