Novos horizontes: integrando SIG ao sistema de transporte multimodal.

por MundoGEO

Embora por muitas vezes imperceptíveis para os usuários, os sistemas de transportes estão entre as soluções mais complexas existentes. Seu planejamento e operacionalização demandam elevada contribuição de diversos ramos da engenharia, incluindo o geoprocessamento.

O emprego de geotecnologias tem contribuído na modernização do sistema de transportes, como os receptores GNSS para roteamentos e logísticas de entregas. Outra contribuição notável nesta área são os esforços para composição e atualização da malha viária, em especial urbana. Entretanto, questões ligadas à cobertura e uso do solo, características demográficas e socioeconômicas, bem como políticas públicas, estão entre as grandes lacunas quando o assunto é planejamento em transportes.

Mesmo com o dinamismo dos modelos computacionais utilizados há décadas para gerenciamento e planejamento em transportes, as soluções em uso ainda são intrínsecas, pois não consideram informações contextuais do espaço geográfico ocupado pelas vias. Interações e implicações locais são questões tratadas no planejamento de transportes, porém pouco progresso tem sido feito, nesta área, apoiado em SIG.

Todavia, a eficiência da infraestrutura do sistema de transportes vem sendo colocada à prova com o escoamento do crescente volume de cargas e pessoas demandado pelo sistema de transporte multimodal. A busca pelo aperfeiçoamento nas etapas de planejamento e operacionalização desse complexo sistema tem surtido efeitos positivos e aberto novos horizontes para o SIG.

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

Google Maps
Google Cloud
Nuvem
Google
Google Cloud
Google lança novos recursos de customização para o Maps no mobile
5 mitos sobre a estratégia multicloud
Google Cloud
Google Cloud
Google Cloud
multicloud
Cloud Run: desenvolva aplicações em contêiners sem servidor no Google Cloud
Anthos
Google Next
multicloud