Pesquisa produz enzima que transforma celulose em etanol

0 2

Fonte: Valor Econômico – Adaptado por Painel Florestal

Enzima já está sendo utilizada por uma grande multinacional.

A Embrapa, que vem desenvolvendo um projeto em parceria com a Universidade de Cambridge, na Inglaterra, encerrou a primeira fase do estudo para o desenvolvimento do etanol a partir da celulose.

A pesquisa começou há seis meses e resultou na produção de uma enzima que já está sendo testada por uma grande multinacional do setor, cujo nome não foi revelado por cláusulas contratuais de confidencialidade.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Instrumentação, Cristiane Sanchez Farinas, uma enzima auxiliar foi desenvolvida com o uso de biologia molecular. Ela passará a compor um coquetel com outras enzimas que, espera-se, sejam usadas na quebra das moléculas da celulose com mais eficiência do que as já usadas no mercado.

Ainda de acordo com a pesquisadora, ter enzimas é essencial para reduzir o custo de produção do etanol de segunda geração. Há algum tempo, explica ela, essas enzimas representavam 50% do custo total do biocombustível, percentual que atualmente está em 25%. “É um insumo que não se consegue reciclar, ou seja, tem que ser adicionado constantemente ao processo. Por isso, se busca um extrato enzimático eficiente”, justifica a pesquisadora.

Posts relacionados

1 Response
  1. wilsonr

    é uma vergonha que no Brasil, se tenha que buscar parcerias no exterior para produzir este tipo de coisa. Nossos bois e vacas, já o fazem a milenios.
    Um boi come capim e chega a pesar 2 t.
    Queimar bagaço de cana é outro crime, já que tem fibras longas, e segundo eu saiba, é ótimo para produzir sulfite.
    Imagine, aproveitar todo o resto de safra, de feiras, mercados, restos de madeira, etc e produzir etanol.
    O Brasil, poderia ser o único pais, totalmente independente do petróleo.
    cadê a visão dos nossos governantes para isto?

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

multicloud
GoogleCloud
DataFlow
Google Maps
Google Cloud
Google Maps
Google Maps
Google Cloud
Google Maps
Google Maps
Google Cloud
Google Cloud
Google Cloud
Armazenamento