Produção de Petróleo e Gás Natural foi recorde em novembro de 2010.

por ANP

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou hoje (27/12) seu Boletim da Produção de Petróleo e Gás Natural referente a novembro de 2010, que registra recorde na produção brasileira de petróleo e gás natural. A produção de petróleo foi de aproximadamente 2,089 milhões de bbl por dia e a de gás natural, de 66,2 milhões de metros cúbicos por dia. O aumento na produção de petróleo ficou em torno de 5,2% em comparação a novembro de 2009 e em 4,6% em relação a outubro de 2010.  No gás, a elevação foi de aproximadamente 12% na comparação com novembro de 2009 e de 2% em relação a outubro de 2010. A íntegra do Boletim de Produção de novembro de 2010 pode ser consultada na página da ANP na internet, na área de Desenvolvimento e Produção.

Aproximadamente 91,2% da produção de petróleo e gás natural foram extraídos de campos explorados pela Petrobras. Foram produzidos em campos marítimos 91,3% do petróleo e 75,3% do gás natural brasileiros. Os três maiores campos terrestres produtores de petróleo e gás natural, em barris de óleo equivalente, foram Leste do Urucu, Rio do Urucu e Carmópolis.

A produção do pré-sal em novembro foi de 63.679 bbl/d de petróleo e de 2.301 mil m³ por dia de gás natural (no campo de Jubarte e nos testes de longa de duração na área de Tupi) Em outubro de 2010, a produção no pré-sal foi de 43.978 bbl/d de petróleo e 1.607 mil m³ por dia de gás natural.

A plataforma P-52, localizada no Campo de Roncador, produziu aproximadamente 156.673 boe/d e continua sendo a unidade com maior produção pelo terceiro mês consecutivo. O campo de Roncador foi o maior produtor de petróleo e o de Manati, o maior produtor de gás natural.

A queima de gás natural teve redução de 15,1% em novembro de 2010 em comparação ao mesmo mês do ano passado. Em relação a outubro de 2010, houve aumento de 22,8% na queima de gás. Do volume total de gás queimado, 80,45% são oriundos de campos na fase de produção e 19,55% de testes de longa duração em campos na fase de exploração (que ainda não iniciaram a produção).

Dos 20 maiores campos produtores de petróleo e gás natural (em barris de óleo equivalente), três são operados por empresas estrangeiras: o campo de Ostra (Shell), Frade (Chevron) e Polvo (Devon).

Ao todo, 296 concessões, operadas por 22 empresas distintas, foram responsáveis pela produção nacional. Destas, 72 são concessões marítimas e 224 são terrestres. Vale ressaltar que das 296 concessões, 12 se encontram na Fase de Exploração e produziram através de Testes de Longa Duração (TLD), e outras oito são de campos licitados contendo Acumulações Marginais.

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

Valor de frete torna-se diferencial e fator decisivo para que cliente conclua compra
store locator
rastreamento de cargas
aplicativos geolocalização
geolocalização
ship from store
delivery
Store Locator
Pickup in Store Google Maps
Plataforma Google Maps
Google Maps Premier Partner
Como contratar e ter acesso às APIs do Google Maps
Como contratar e ter acesso às APIs do Google Maps
Plataforma Google Maps: o que é e quais benefícios pode trazer para o seu negócio.