Projeto Um Grau a Menos quer diminuir os efeitos das ilhas de calor.

0 2

O projeto já foi implantado em outras cidades, principalmente nos EUA.

por Atitude Sustentável

O projeto One Less Degree ou Um Grau a Menos é uma inciativa que quer diminuir o aquecimento golbal e as ilhas de calor nas grandes cidades. Para isso, basta pintar telhados e pavimentos de braco, aumentando a reflexão dos raios solares. Depois de pintados, os tetos auxiliam na redução da temperatura do local e do consumo de energia. O programa é realizado pelo Green Building Council Brasil.

O projeto já foi implantado em outras cidades, principalmente nos EUA.

As ilhas de calor são frequentes em áreas urbanas. Elas são regiões que apresentam temperaturas de 1ºC a 6ºC maiores que áreas rurais próximas e são causadas peda retenção e radiação da luz solar pelos edifícios e do colar proveniente do uso de energia elétrica e combustíveis. O aumento de temperatura aumenta gastos com ar condicionado, a poluição do ar e a ocorrência de doenças relacionadas ao calor.

Com o uso dos tetos pintados de braco, os raios solares são refletidos novamente para a atmosfera, dominuindo as ilhas de calor. Para o GBC, essa é uma das iniciativas mais simples de serem adotadas e com o resultado mais imediato, além de não ser necessário nenhum tipo de especialização ou obras de grande porte ou de manutenção.

Pesquisas mostram que a grande maioria dos tetos e coberturas são escuros e refletem no máximo 20% da luz solar. Estima-se que cada 100 metros quadrados de telhado pintado com cores claras reduz dez toneladas de emissões de CO2.

Segundo o GBC, a adoção dos telhados é apoiada por Steven Chu, secretário de Energia dos Estados Unidos e prêmio Nobel de Física.

Exemplo de telhados brancos em área residencial. (Foto: galeria do One Less Degree)

Outra solução pode ser a adoção de telhados verdes, que pode ter mais benefícios que os telhados brancos, porém, dependendo do sistema utilizado, podem ser mais caros e necessitam de mais obras e mão-de-obra especializada para a construção.

A iniciativa já foi feita em outras cidades e no Brasil conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo. O Green Building Council Brasil (Conselho de Contrução Verde do Brasil) é uma entidade sem fins lucrativos criada em março de 2007 para auxiliar no desenvolvimento da indústria da construção sustentável no país. Mais informações no site do GBC ou do One Less Degree.

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

multicloud
GoogleCloud
DataFlow
Google Maps
Google Cloud
Google Maps
Google Maps
Google Cloud
Google Maps
Google Maps
Google Cloud
Google Cloud
Google Cloud
Armazenamento