Quais APIs da plataforma Google Maps escolher de acordo com segmento da sua empresa?

Google Maps0 2

As APIs (Application Interface Programming) do Google Maps fornecem inteligência de localização a empresas dos mais variados segmentos. As aplicações são inúmeras: ganho eficiência em operações; melhoria na gestão e rastreamento de ativos; otimização da experiência dos clientes com a marca e outras.

O Google Maps dá acesso às organizações a uma gama de dados de localização e funcionalidades por meio de APIs que, integradas a sistemas e aplicações, viabilizam as mais demandas de localização. São mais de 4 milhões de sites e apps pelo mundo que transformam diariamente suas operações com o Maps.

Esses cursos permitem visualização de informações, melhor compreensão do contexto, análise de resultados e desenvolvimento de percepções detalhadas. Nesse sentido, mostramos abaixo como as APIs do Google Maps impactam nos mais diversos setores.

Leia mais: Plataforma Google Maps: o que é e quais benefícios pode trazer para o seu negócio?

APIs do Maps: inteligência de geolocalização para infinitas possibilidades

As APIs da Plataforma Google Maps funcionam como “blocos de construção” que podem ser explorados em conjunto para criar experiências e aplicações baseadas em localização. Por meio delas, as organizações podem desenvolver soluções internas, externas, soluções de rastreamento e outras.

Para facilitar o uso desses recursos, estão divididas em três categorias: Mapas, Rotas e Lugares (ou Maps, Routes e Places, em inglês).

• Mapas: exibe informações em mapas estáticos ou dinâmicos por meio do Maps e do Street View e facilitar a navegação de clientes e usuários em sites ou aplicativos.

• Rotas: simplifica o cálculo do caminho mais eficiente para seu usuário, eliminando atrasos e reduzindo deslocamentos desnecessários.

• Lugares: facilita a descoberta de mais de 200 milhões de lugares mapeados (estabelecimentos, locais geográficos ou pontos de interesse) em uma área ou ponto definido de um mapa.

Como o poder das APIs do Maps pode transformar cada setor?

Em um contexto de transformação digital dos negócios, a ativação de dados de localização pode promover grandes impactos nos negócios em diversos segmentos.

Veja como a Plataforma Google Maps pode agregar valor a cada indústria:

VAREJO

Georefencing: esta API permite ajudar os clientes a localizar a loja mais próxima enquanto estão se deslocando. Ao adicioná-la ao aplicativo móvel, os varejistas conseguem identificar estabelecimentos mais próximos com base na localização do consumidor e enviar uma notificação ao usuário sempre que ele cruzar determinado perímetro.

Store Locator:
funciona como um “localizador de lojas” que exibe a localização de suas lojas e estabelecimentos no Google Maps, site institucional ou e-commerce. Auxilia os clientes a encontrarem a loja mais próxima que estão interessados em visitar, impactando no aumento das vendas e melhorando a divulgação de unidades.

MERCADO IMOBILIÁRIO

Local Context: ao ser integrada com o site ou app da empresa do setor imobiliário, esta API permite aos clientes explorar a área no entorno de um imóvel, propiciando informações localizadas e detalhes sobre a vizinhança. Com essas informações locais, seus consumidores podem ver detalhes precisos de lugares próximos e acessar avaliações, comentários, fotos e direcionamentos.

Distance Matrix: ajuda os corretores e agentes imobiliários a gerenciarem as visitas presenciais aos imóveis dentro de um raio pré-determinado. É crucial para otimizar a alocação de agentes com base na hora de chegada ou em um modelo de classificação personalizado que recebe informações do tráfego em tempo real.

SERVIÇOS FINANCEIROS E SEGURADORAS

Places APIs: ao integrar esta API a seus apps, essas organizações fornecem dados precisos e detalhados. Desse modo, usuários podem pesquisar agências e caixas eletrônicos nas proximidades e obter informações atualizadas em tempo real, como horário de funcionamento e rotas de como chegar.

Distance Matrix: permite a melhoria no atendimento e na detecção inicial de fraudes, reduzindo volumes de fraudes de cartão de crédito e débito por meio da verificação da localização do cliente antes mesmo de a transação ser concluída. Viabiliza o acesso informações detalhadas sobre os clientes para identificação e análise de fraudes por localidade para embasar a instalação de novas agências e posicionamento de caixas eletrônicos.

LOGÍSTICA E TRANSPORTE

Geocoding API: localiza rapidamente o endereço do cliente no mapa por meio de sua latitude e longitude. Esses endereços são convertidos em coordenadas geográficas, e vice-versa, para inserir marcadores em um mapa ou posicioná-lo. Os dados são armazenados temporariamente por até 30 dias. Esta API também é utilizada para encontrar o endereço do ID de um determinado lugar.

Directions API: auxilia no atendimento ao cliente, mantendo-os atualizados sobre a entrega do pedido. Com ela, o consumidor consegue acompanhar onde o motorista está com seu pedido ou quando a comida ou encomenda chegará a sua porta. Essa é uma forma de garantir experiências de consumo positivas e evitar dores de cabeça com cancelamentos.

SETOR PÚBLICO

Street View API: com a incorporação de mapas do Street View em aplicativos e sites de serviços permitem que a população encontre facilmente locais públicos, como postos de saúde, hospitais e outros. O uso dessas imagens por satélite também são uteis para apoiar agentes em campo.

Distance Matrix: pode ser utilizada para gerenciar uma brigada do corpo de bombeiros, monitorar viaturas da polícia e determinar qual o veículo mais próximo para atender a uma ocorrência ou até mesmo para gerenciar a distribuição de alimentos para as merendas nas escolas em um estado ou município.


Geoambiente - Google Cloud Premier Partner

A Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a acompanhar a mudança de comportamento do consumidor e entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Quer saber como podemos ajudar a transformar seu negócio também?   



Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

5 mitos sobre a estratégia multicloud
Google Maps
Google Cloud
Google Cloud
Google Cloud
multicloud
Cloud Run: desenvolva aplicações em contêiners sem servidor no Google Cloud
Anthos
Google Next
multicloud
GoogleCloud
DataFlow
Google Maps
Google Cloud