R$350 milhões em projetos para ampliar Floresta Plantada para abastecer MS de carvão vegetal.

0 2

O Plano, prevê a implementação de medidas ambientais até 2011, com objetivo de alcançar resultados até 2020.

por Notícia MS

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) está elaborando um conjunto de projetos para ações de conservação do Cerrado, com o objetivo de captar recursos do PPCerrado ( Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado).

O Plano, prevê a implementação de medidas ambientais até 2011, com objetivo de alcançar resultados até 2020. Entre as medidas estão à ampliação da fiscalização nas rodovias e o aumento da área de floresta plantada voltada para abastecer de carvão vegetal a indústria siderúrgica. Foram anunciados R$ 350 milhões em investimentos.

Está prevista ainda a ampliação das áreas de Unidades de Conservação federais em 2,5 milhões de hectares e a abertura de linhas de crédito rural para recuperar 8 milhões de hectares de pastagens degradadas e de reserva legal.

De acordo com o Centro de Sensoriamento Remoto do IBAMA, que executa o Projeto de Monitoramento dos Biomas Brasileiros, o total acumulado de perdas da vegetação nativa até 2002 era de 890.636 km² e, em seis anos, foi acrescido de 85.074 km², o que equivale a valor médio anual de 14.200 km². Considerando a área original de 204 milhões de hectares, o bioma já perdeu, até 2008, quase metade (47,84%) de sua cobertura de vegetação nativa, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente.

O plano também pretende reduzir os incêndios e o desmatamento, além de viabilizar alternativas para o uso sustentável dos recursos naturais do Cerrado brasileiro. Entre as ações do plano, está prevista a contratação de 4,5 mil brigadistas para atuar na prevenção e no combate às queimadas.

As áreas definidas pelo plano como prioritárias para a implantação das ações são as que estão sob intensa pressão do desmatamento, as consideradas de alta prioridade para a biodiversidade, as de alta relevância para a conservação dos recursos hídricos e as dos municípios com maior índice de desmatamento no período de 2002 a 2008.

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

multicloud
GoogleCloud
DataFlow
Google Maps
Google Cloud
Google Maps
Google Maps
Google Cloud
Google Maps
Google Maps
Google Cloud
Google Cloud
Google Cloud
Armazenamento