por Estadão.com
A Comissão de Informação britânica (ICO), órgão supervisor da privacidade das pessoas, vai investigar o Google depois de a empresa admitir ter coletado senhas e e-mails durante o mapeamento fotográfico do Street View, de acordo com a imprensa britânica nesta segunda-feira, 25.
A comissão levantou a investigação depois do comunicado feito no Canadá de que a empresa supostamente violou a privacidade de milhares de canadenses, e reconheceu que ocorreram casos semelhantes em outros países.
Um porta-voz da comissão afirmou que será analisada toda informação privada coletada pelo Google no Reino Unido antes de decidir quais serão as medidas tomadas contra o Google.
O Google admitiu o problema depois de de a comissão de privacidade canadense ter descoberto que a empresa havia recolhido informações pessoais com os carros do Street View.
Os temores sobre a situação surgiram em maio, quando a empresa afirmou que se tratavam apenas de casos dispersos.
Em um comunicado, o Google admitiu semana passada que coletou alguns e-mails e senhas, mas seu vice-presidente, Alan Eustace, se comprometeu a apagar os dados o mais rápido possível.