Rússia lança com sucesso satélite Glonass na segunda tentativa

0 2

fonte: MundoGEO

A Rússia lançou com sucesso neste sábado (26/02) um satélite importante para a implantação do seu próprio sistema de navegação, após o fracasso da tentativa anterior, que resultou na demissão de dois funcionários.

O anúncio foi feito pela Agência Espacial Federal em um comunicado, afirmando que o satélite Glonass-K alcançou sua órbita cerca de quatro horas depois de decolar em cima de um foguete Soyuz-2, a partir da plataforma de lançamento de Plesetsk, no norte da Rússia.

Este lançamento foi acompanhado de perto pelas autoridades  espaciais e militares, após o acidente em 5 de dezembro, quando três satélites Glonass caíram no oceano Pacífico. Se este lançamento tivesse obtido sucesso, ele teria completado o sistema russo de navegação, permitindo então que militares russos pudessem calibrar o alvo de seus mísseis a partir do espaço, uma tecnologia já disponível há bastante tempo para os países da OTAN.

O sistema Glonass precisa de 24 satélites funcionais para cobrir todo o globo e começar a receber seus primeiros clientes comerciais. Existem agora 27, porém o sistema ainda não está funcionando em escala mundial, pois quatro deles foram submetidos a reparos.

Depois do acidente no ano passado, o país passou a optar por enviar somente um satélite por vez, mas após o sucesso deste sábado a Rússia voltará a enviar vários satélites, completando o sistema global até o final do ano.


Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

Same day delivery: o que é e como aplicá-lo no seu e-commerce?
varejo
Valor de frete torna-se diferencial e fator decisivo para que cliente conclua compra
store locator
rastreamento de cargas
aplicativos geolocalização
geolocalização
ship from store
delivery
Store Locator
Pickup in Store Google Maps
Plataforma Google Maps
Google Maps Premier Partner
Como contratar e ter acesso às APIs do Google Maps
Como contratar e ter acesso às APIs do Google Maps