AgroTech Análise GeoEspacial

Safra de milho de inverno em MT é de 5,1 milhões de hectares

Escrito por geoamb

Até o primeiro decêndio de junho, 28% da área plantada já havia sido colhida.

O total de área plantada no Mato Grosso da atual safra de inverno de milho é de exatos 5,188 milhões de hectares. O número foi apurado pelo DataSafra, uma plataforma de monitoramento em tempo quase real da safra, que é baseado na análise de imagens captadas por diversos satélites. Trata-se do dado mais próximo da realidade plantada naquele estado, por não depender da declaração de produtores ou outros métodos estatísticos de amostragem.

Em relação à safra de inverno de milho em 2018, isso representa um aumento de 8,1% na área plantada em Mato Grosso, quando foram cultivados 4,798 milhões de hectares. Por meio do DataSafra, ainda é possível mapear a área colhida da safra atual. Até o primeiro decêndio de junho, 28% da área cultivada já havia sido colhida, ou seja, de 1,447 milhão de hectares.

A exatidão desse tipo de monitoramento auxilia na tomada de decisão por parte de fabricantes e distribuidores de insumos agrícolas, concessionárias de máquinas e implementos agrícolas, além de bancos e tradings, pois se tem de forma mais rápida e objetiva, a informação de qual a tendência da evolução da safra numa determinada região.

Exatamente por essa peculiaridade, a plataforma inovadora possibilita transformar dados em indicadores, incluindo informações detalhadas por municípios e até por talhões. Com ela, as empresas da cadeia do agronegócio podem realizar um melhor planejamento para suas equipes de vendas. A plataforma permite, ainda, a integração com o sistema de CRM das organizações, o que significa analisar, em caso de uma concessionaria de máquinas agrícolas, por exemplo, o tamanho da área plantada ou colhida com sua máquina ou de seu concorrente.

No caso dos bancos e tradings, vale acrescentar que o DataSafra fornece gráficos e tabelas com históricos de produtividade das safras anteriores e o monitoramento da safra atual, do desempenho da lavoura e previsão sobre a colheita. Com esses dados, as operações de barter ganham mais segurança, além de oferecer menor risco com consequente redução das despesas com fiscalização.

Fruto de um esforço de inteligência de diversos profissionais e de dois anos e meio de desenvolvimento, o DataSafra foi concebido pela Geoambiente, empresa com 25 anos de experiência na área de geolocalização e sensoriamento remoto. Atualmente focado nas culturas de milho e soja, a plataforma está disponível para o Mato Grosso, mas, em breve, se estenderá a outras culturas e outros estados.

Matéria publicada no portal AgroNews (31/07/2019)
Por: Assessoria

Sobre o(a) autor(a)

geoamb

Deixe um Comentário