Saiba como proceder caso sua privacidade seja violada pelo Google Street View.

por MundoGeo

O Google Street View, inaugurado oficialmente no dia 30 de setembro em 51 cidades do Brasil, é um serviço que possibilita passeios virtuais em 360º pelas ruas das cidades participantes.

Apesar de ser interessante e útil para quem não pode visitar tais cidades, o serviço pode acabar se tornando fonte de problemas relacionados à invasão de privacidade, principalmente em decorrência do fato de que as imagens captadas pelo sistema, em sua totalidade, são colhidas em ambientes públicos.

“O risco do Google Street View é que, com a riqueza de detalhes do serviço, podem ocorrer exposições indevidas da imagem das pessoas ou da privacidade alheia por meio das imagens colhidas de forma inadvertida ou sem o necessário trato da informação”, afirma Alexandre Atheniense, advogado especialista em direito de tecnologia da informação.

Atheniense informa que em caso de exposição indevida e invasão de privacidade, a pessoa pode recorrer judicialmente com base na Constituição brasileira. “Caso uma imagem proveniente do serviço do Google caracterizar violação de privacidade e intimidade, a pessoa poderá pedir reparação de danos e a imediata remoção do conteúdo via Justiça com base no artigo 5º, inciso X, da Constituição, que diz ser inviolável a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente da sua violação”.

Para o advogado, é importante que o Google esteja preparado para possíveis incidentes de privacidade que poderão acontecer com a ferramenta, principalmente em casos cuja exposição indevida possa aumentar ainda mais os danos. “Se nos basearmos no perfil do Google em relação à sua lentidão para atender os cumprimentos das liminares judiciais que obrigam a exclusão de conteúdos ilícitos na internet, sobretudo nas redes sociais, não podemos neste momento afirmar que agirão com presteza necessária para que danos maiores não aconteçam”, avalia.

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

3 sinais de que a estratégia de logística do seu e-commerce pode ser bem-sucedida
Planejamento de rotas
Áreas que usam Google Maps para transformar seus negócio
Logística para e-commerce: qual importância e como afeta o negócio?
Como usar o Google Maps para reduzir custos de frete e aumentar as vendas do seu negócio?
Same day delivery: o que é e como aplicá-lo no seu e-commerce?
varejo
Valor de frete torna-se diferencial e fator decisivo para que cliente conclua compra
store locator
rastreamento de cargas
aplicativos geolocalização
geolocalização
ship from store
delivery
Store Locator