Satélite Goce passa por ajustes e volta a funcionar normalmente.

por MundoGEO

GOCe - ESA
GOCe - ESA

A missão da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) para o estudo do campo gravitacional já se recuperou de uma falha que impedia o envio dos dados científicos às estações de rastreamento em terra. A falha foi solucionada antes do previsto graças ao intenso trabalho de toda a equipe de especialistas.

O problema com o sistema de comunicações aconteceu no dia 8 de julho, quando o Explorador do Campo Gravitacional e da Circulação Oceânica (Goce) repentinamente deixou de enviar dados.

Uma primeira análise da situação, por parte da equipe da ESA e da indústria, indicou que a falha estava relacionada com o link entre o módulo do processador e os módulos de telemetria do computador principal. Estes módulos de telemetria estão situados entre a placa do processador e os transmissores, formando o núcleo do subsistema de comunicações e de tratamento de dados.

Agora que o Goce recuperou todas as suas faculdades, se planeja estender a vida útil da missão para mais além do horizonte de 2011, já que as operações do satélite têm consumido menos combustível do que estava inicialmente previsto.

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

multicloud
GoogleCloud
DataFlow
Google Maps
Google Cloud
Google Maps
Google Maps
Google Cloud
Google Maps
Google Maps
Google Cloud
Google Cloud
Google Cloud
Armazenamento