Satélites TanDEM-X e TerraSAR-X voam em formação para compor mapa tridimensional da Terra.

0 2

TanDEM-X e TerraSAR-X

por MundoGEO


Os satélites TanDEM-X e TerraSAR-X já estão voando em formação para compor um mapa tridimensional da superfície terrestre. O TerraSAR-X foi lançado ao espaço em 2007, enquanto o TanDEM-X foi colocado em órbita em junho deste ano. As manobras para aproximar os satélites foram conduzidas na passada semana.

Estes dois satélites têm como objetivo a realização de um mapa em 3D de toda a superfície terrestre, com uma precisão superior a dois metros. Será o modelo tridimensional da Terra mais detalhado já construído com dados obtidos através de satélites.

Este Modelo Digital de Elevação (DEM, na sigla em inglês) terá diversas aplicações, em qualquer área em que a topografia é um elemento chave, como a geografia, hidrologia ou navegação aérea.

De forma a obterem esta imagem tridimensional da superfície da Terra, estes satélites radar emitem sinais (microondas) para a superfície. Através do tempo de retorno dos sinais emitidos é possível determinar as diferentes alturas. A expectativa é que este modelo da superfície terrestre esteja finalizado em 2014.

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

multicloud
GoogleCloud
DataFlow
Google Maps
Google Cloud
Google Maps
Google Maps
Google Cloud
Google Maps
Google Maps
Google Cloud
Google Cloud
Google Cloud
Armazenamento