Seminário sobre mudanças climáticas em Recife/PE marca Dia Internacional de Redução de Desastres.

por Ambiente Brasil

No Dia Internacional de Redução dos Desastres Naturais, comemorado na segunda quarta-feira (11) do mês de outubro, a capital de Pernambuco, Recife, é sede de um seminário que vai discutir, até esta quinta-feira (14), o impacto das mudanças climáticas em tragédias ambientais, como enchentes e secas. O evento reúne especialistas, lideranças de movimentos populares urbanos e organizações não governamentais (ONGs) da região.

”Nós também vamos debater a resposta emergencial aos desastres, o sistema nacional e municipal da Defesa Civil e a participação do Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática”, disse Victor Aria, oficial de projetos da Oxfam GB, entidade sem fins lucrativos e uma das organizadoras do seminário. A conferência está marcada para ocorrer entre 29 de novembro e 10 de dezembro, em Cancun, no México.

Segundo Aria, as tragédias naturais e as mudanças do clima estão correlacionadas. “Não há uma afirmação categórica, mas a gente percebe, por exemplo, que a seca agora dura mais tempo e que as chuvas acontecem com uma intensidade maior e num período mais curto”, completou.

Ele destaca ainda que é preciso considerar questões como o processo de ocupação do solo e a vulnerabilidade das populações. “As mudanças no clima aumentam os problemas causados por essas condições que já existem, como a falta de saneamento básico”, explicou o representante da Oxfam GB.

Para o especialista em gestão de risco e vulnerabilidade Pedro Fernando Caballero, o Brasil tem que aliar desenvolvimento sustentável a ações de adaptação. “Morar à beira de um lago hoje não é o mesmo que há 40 anos, não só por causa das doenças, mas também pela chuva que altera o nível da água de rios e lagos”, disse o especialista paraguaio.

Nesta quinta-feira (14) à tarde, os organizadores vão elaborar um documento que será encaminhado à Defesa Civil Nacional e à de Pernambuco com as conclusões do seminário. “Também vamos enviar para representantes da sociedade civil que fazem parte da delegação brasileira que vai à conferência em Cancun”, afirmou Victor Aria.

O evento faz parte de uma série de seminários que serão realizados no país ao longo deste ano. O próximo seminário também será em Recife, no dia 26 de outubro, com o tema Mudanças Climáticas e Desenvolvimento da Mata Sul de Pernambuco. Os demais encontros ocorrem em Brasília (17 e 18 de novembro) e em São Paulo, ainda sem data definida.

 

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

Same day delivery: o que é e como aplicá-lo no seu e-commerce?
varejo
Valor de frete torna-se diferencial e fator decisivo para que cliente conclua compra
store locator
rastreamento de cargas
aplicativos geolocalização
geolocalização
ship from store
delivery
Store Locator
Pickup in Store Google Maps
Plataforma Google Maps
Google Maps Premier Partner
Como contratar e ter acesso às APIs do Google Maps
Como contratar e ter acesso às APIs do Google Maps