por Celulose Online
A Suzano Papel e Celulose acaba de lançar uma iniciativa pioneira no setor e, em parceria com a Terracycle, empresa internacional de upcycling – reciclagem de materiais e conversão em produtos acessíveis. A ação criou a Brigada Report®, um programa de recuperação de suas embalagens de papel cut-size, garantindo novos usos para as embalagens de papel que são descartadas todos os anos.
Através da Brigada Report®, as pessoas podem coletar embalagens usadas de papel, independente do tamanho e marca e enviar gratuitamente para a TerraCycle para serem reutilizadas e transformadas em produtos eco-amigáveis. Essa iniciativa amplia o ciclo de vida de uma embalagem do dia-a-dia já que diminui a necessidade de extrair novos recursos e matéria-prima do planeta e evita o descarte inapropriado.
Para cada embalagem enviada através do programa, a Suzano e a TerraCycle pagam R$0,02 e o valor arrecadado é alocado em uma organização sem fins lucrativos de sua escolha. Desde o começo da coleta, no início de 2010, os programas de Brigada da TerraCycle já arrecadaram em torno de R$17.000 em doações para escolas e ONGs em todo o Brasil e a coleta atingiu mais de um milhão de unidades de resíduos pós-consumo difíceis de reciclar.
“A Brigada é mais uma iniciativa pioneira de destaque entre as práticas sustentáveis que marcaram a história da Suzano desde sua fundação. Estamos trabalhando para reduzir o resíduo gerado com as nossas embalagens internamente, e através do programa Brigada Report® encontramos uma maneira de estender essa oportunidade para os nossos consumidores”, explica Adriano Canela, Gerente Executivo de Estratégia e Marketing da Unidade de Papel da Suzano.
O presidente da TerraCycle no Brasil, Gui Brammer, também aprova o programa: “Estamos muito animados com o lançamento da Brigada Report®. Sabemos que será um sucesso pela grande parceria da Suzano Papel e Celulose e a Terracycle, pelos números alcançados com os programas já existentes no Brasil e o potencial de nosso país”, comenta.
Segundo a Suzano Papel e Celulose em nota, a Brigada Report® da Suzano é benéfica tanto do ponto de vista ambiental quanto social. Além de deixar as embalagens longe dos aterros sanitários e arrecadar doações para entidades, o programa ajuda a educar e inspirar o consumidor a repensar, reutilizar e reciclar.
A participação é gratuita, bem como o custo para o envio das embalagens. Quem tiver interesse em participar pode se cadastrar na Brigada Report® em www.terracycle.com.br para participar e começar a coletar.
Estou gostando :).