Tecnologias da Microsoft e LG suportam as atividades do primeiro Censo 100% eletrônico do Brasil.

0 2

Microsoft e LG no Censo IBGE 2010

por MundoGEO

A Microsoft Brasil e a LG se uniram para suportar a realização do Censo Demográfico 2010 no Brasil. O trabalho realizado para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) marca um momento importante do país, que investiu para agilizar a coleta de dados da população brasileira utilizando 220 mil PDAs com GPS integrado, distribuídos para os recenseadores contratados pelo IBGE que estão visitando 58 milhões de residências.

A Microsoft participou desde o início do projeto do IBGE, ajudando na sua arquitetura, tanto no dispositivo quanto na infraestrutura. A área de consultoria da empresa também teve um papel fundamental na execução do projeto, pois buscou reunir diversas áreas para desenvolver a melhor tecnologia: Windows Phone, Windows 7, Windows Server, System Center, SQL Server 2008 e Visual Studio.

Os PDAs com Windows Mobile e GPS foram utilizados pela primeira vez em 2006, quando deu-se início ao projeto de Censo Eletrônico, para suportar em 2007 a realização da Contagem de População (em 30 milhões de domicílios) e Censo Agropecuário (em 5 milhões de estabelecimentos agropecuários). Houve redução em seis meses no tempo de processamento das informações, e o aumento da produtividade do recenseador em três vezes, além da melhor precisão nas informações coletadas.

Para o Censo 2010, o IBGE planejava inicialmente adquirir 150 mil netbooks que, posteriormente, seriam doados ao MEC. Após diversos testes, verificou-se que o computador não era o equipamento ideal para o a operação em campo dos recenseadores. Por isso, foi implementada novamente a solução de PDAs com Windows Mobile, realizada com sucesso em 2007.

O importante trabalho da LG, que desenvolveu um aparelho totalmente customizado para atender as necessidades específicas do projeto, foi essencial para o sucesso da parceria.

A expectativa do IBGE, com a coleta de dados eletrônica deste porte, é economizar o trabalho de 7 meses de atualização.

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

Google Maps
Google Cloud
Nuvem
Google
Google Cloud
Google lança novos recursos de customização para o Maps no mobile
5 mitos sobre a estratégia multicloud
Google Cloud
Google Cloud
Google Cloud
multicloud
Cloud Run: desenvolva aplicações em contêiners sem servidor no Google Cloud
Anthos
Google Next
multicloud