Tecnologias da Microsoft e LG suportam as atividades do primeiro Censo 100% eletrônico do Brasil.

0 2

Microsoft e LG no Censo IBGE 2010

por MundoGEO

A Microsoft Brasil e a LG se uniram para suportar a realização do Censo Demográfico 2010 no Brasil. O trabalho realizado para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) marca um momento importante do país, que investiu para agilizar a coleta de dados da população brasileira utilizando 220 mil PDAs com GPS integrado, distribuídos para os recenseadores contratados pelo IBGE que estão visitando 58 milhões de residências.

A Microsoft participou desde o início do projeto do IBGE, ajudando na sua arquitetura, tanto no dispositivo quanto na infraestrutura. A área de consultoria da empresa também teve um papel fundamental na execução do projeto, pois buscou reunir diversas áreas para desenvolver a melhor tecnologia: Windows Phone, Windows 7, Windows Server, System Center, SQL Server 2008 e Visual Studio.

Os PDAs com Windows Mobile e GPS foram utilizados pela primeira vez em 2006, quando deu-se início ao projeto de Censo Eletrônico, para suportar em 2007 a realização da Contagem de População (em 30 milhões de domicílios) e Censo Agropecuário (em 5 milhões de estabelecimentos agropecuários). Houve redução em seis meses no tempo de processamento das informações, e o aumento da produtividade do recenseador em três vezes, além da melhor precisão nas informações coletadas.

Para o Censo 2010, o IBGE planejava inicialmente adquirir 150 mil netbooks que, posteriormente, seriam doados ao MEC. Após diversos testes, verificou-se que o computador não era o equipamento ideal para o a operação em campo dos recenseadores. Por isso, foi implementada novamente a solução de PDAs com Windows Mobile, realizada com sucesso em 2007.

O importante trabalho da LG, que desenvolveu um aparelho totalmente customizado para atender as necessidades específicas do projeto, foi essencial para o sucesso da parceria.

A expectativa do IBGE, com a coleta de dados eletrônica deste porte, é economizar o trabalho de 7 meses de atualização.

Posts relacionados

Deixe um Comentário

Posts mais recentes:

Valor de frete torna-se diferencial e fator decisivo para que cliente conclua compra
store locator
rastreamento de cargas
aplicativos geolocalização
geolocalização
ship from store
delivery
Store Locator
Pickup in Store Google Maps
Plataforma Google Maps
Google Maps Premier Partner
Como contratar e ter acesso às APIs do Google Maps
Como contratar e ter acesso às APIs do Google Maps
Plataforma Google Maps: o que é e quais benefícios pode trazer para o seu negócio.