Aplicações Cloud Native Google Cloud

Desenvolvimento cloud native: 6 novidades do Google Cloud

Nuvem flutuando em cima de uma placa de circuito, representando cloud computing e migração para a nuvem.
Escrito por Karen Ferraz

Quer alcançar mais sucesso na sua jornada de desenvolvimento nativo na nuvem (cloud native)? Confira as principais novidades do Google Cloud para modernização de aplicações:

Leia mais: Como implementar modelos de aprendizado de máquina em aplicativos

1. Cloud Workstations

Trata-se de um ambiente de desenvolvimento na nuvem, on demand e totalmente customizável. O Workstations desempenha um papel em “Shift the Security Left”, melhorando a segurança de seus ambientes de desenvolvimento  das aplicações.

Também ajuda os desenvolvedores a solucionarem problemas comuns de segurança no desenvolvimento local, como code exfiltration, riscos de privacidade e configurações inconsistentes. Além disso, possui integração completa com os serviços e com as APIs do Google Cloud. 

2. Software Delivery Shield

Esta é uma solução de software supply chain recém-lançada no Google Cloud. Abrange diversos  produtos, novos e existentes do Google Cloud, que oferecem práticas e recursos de segurança recomendados para proporcionar uma solução de segurança de software supply chain, de ponta a ponta, totalmente gerenciada.

3. Log Analytics

A proposta desse lançamento é fortalecer os mecanismos de logging e observabilidade. O Log Analytics amplia as capacidades de “logging-as-a-service”, permitindo  lidar com petabytes  de logs por dia, além de disponibilizar os logs para streaming, alerta e visualização em segundos. 

Com uma nova interface projetada especificamente para log analytics, com consultas SQL, o Log Analytics utiliza o BigQuery como backend, possibilitando gerar insights analíticos diretamente de seus logs.

4. GKE Security Posture

Esta nova ferramenta é interessante para desenvolvedores que possuem serviços rodando no Google Kubernetes Engine (GKE). O GKE Security Posture fornece recomendações de ações para melhorar sua postura de segurança.

Em um dashboard simples avalie configurações de workloads e imagens em uso quanto a vulnerabilidades e configurações incorretas, todas baseadas em padrões da indústria. Por meio do recurso, é possível visualizar com facilidade detalhes de segurança do seu ambiente e ainda integrar facilmente com ferramentas externas .

5. Anthos for VMs

Esta novidade é para para desenvolvedores e usuários do Google Cloud Anthos. Além de contarem como uma nova interface para provisionar os clusters on-premises,  gerindo, com o Anthos, seus serviços tanto na cloud quanto no seu datacenter, eles também agora têm acesso ao Anthos for VMs.

O recurso permite gerenciar máquinas virtuais, on-premises, APIs de fleet mgmt atualizadas para facilitar a configuração e a observabilidade e experiência melhorada para attached clusters, incluindo  integração com crossplane. Assim, é possível centralizar a gestão de seus  recursos na Google Cloud, em outras cloud, é também on-premises, para facilitar seu controle, manutenção e  gestão de segurança.

6. Cloud Run Integration

Ideal para desenvolvedores que utilizam o CloudRun. Agora, eles podem usufruir de uma UI e uma CLI para configurar recursos e serviços para as seguintes integrações: Custom Domain Loadbalancers, mapeando domínios personalizados; para seu serviço no CloudRun, usando o balanceador de carga externa global; Redis Memorystore, conectando seu  serviço CloudRun a um cache Redis.

Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

Deixe um Comentário