Google Maps Platform Omnichannel

Como o Google Maps pode ajudar a melhorar processos de checkout de compras online

Google Map
Escrito por Karen Ferraz

Aproximadamente 21% dos consumidores abandonam o carrinho se o processo de checkout é muito longo ou complicado. Ao mesmo tempo, 21% desiste da compra quando é preciso reinserir informações de envio já fornecidas em etapas anteriores do processo de compra, aponta o Google.

Os clientes buscam eficiência no processo de cadastro (signup) e finalização de compra (checkout). Em outras palavras, quanto mais simples e rápido é o processo de compra, mais satisfeito ficará o consumidor!

Pensando em ajudar as empresas a evitar o abandono de carrinho, o Google Maps disponibiliza ferramentas de geolocalização que facilitam procedimentos relacionados ao preenchimento de dados de entrega e confirmação de endereços.

Leia mais: API Address Validation vs. Geocoding: qual escolher para validar um endereço?

Google Maps: ferramentas de geolocalização para otimizar processos de checkout em sites e apps

O Google Maps possui milhares de endereços mapeados ao redor do mundo. Essa inteligência de dados sobre endereços é extremamente rica e poderosa para agilizar as etapas de cadastro e finalização da compra. 

Também é importante lembrar que quase 20% das entregas de compras realizadas em lojas online são enviadas para endereços errados. Esse cenário gera um imenso retrabalho para o varejista, que acaba tendo mais gastos com logística para conseguir entregar a encomenda até o destino correto. Além disso, o consumidor pode ficar insatisfeito e cancelar o pedido.

Os recursos baseados em geolocalização da Plataforma Google Maps ajudam a evitar esses erros graças ao sugerir endereços possíveis enquanto o usuário digita onde quer receber sua encomenda, diminuindo as chances de inserir um endereço incorreto. Além de acelerar a entrada de endereços e agilizar o processo de checkout, essa é uma forma de evitar dores de cabeça para entregadores em trânsito e reduzir custos operacionais com endereços errados.

Abaixo detalhamos dois recursos essenciais que podem ser implantados a partir da plataforma Google Maps, que abrange ferramentas poderosas baseadas em geolocalização para otimizar as operações do seu site ou app.

API Address Validation (Validação de Endereços)

Este recurso recém-lançado pelo Google Maps é capaz de reduzir significativamente o impacto de endereços inválidos nas operações. A API Address Validation poia os desenvolvedores a detectar endereços imprecisos, identificando componentes de endereço ausentes ou não confirmados.

Com base em dados do Google Maps Platform e do conhecimento dos formatos de endereço localizados, a API padroniza a entrada, fornecendo desde correções de digitação até a conclusão do nome da rua, formatação específica da localidade apropriada e muito mais. Retorna metadados sobre o endereço processado, como componentes de endereço individuais com um nível de confirmação de precisão. Em algumas regiões, é capaz de diferenciar um endereço residencial de um endereço comercial, ajudando na entrega de pacotes durante o horário comercial. A Validação de Endereço agrega dados de diversas fontes, incluindo dados de serviços postais.

Benefício: diminui o atrito na finalização da compra em sites ou apps, oferecendo aos compradores uma maneira fácil de corrigir seus endereços. Isso diminui falhas ou entregas incorretas, ou outras complicações dispendiosas, como pedidos cancelados e estornos. Na etapa transporte e logística, permite que os pacotes cheguem aos destinos corretos com componentes de endereço mais precisos, como números de apartamentos.

Exemplos de aplicação: empresas de varejo/e-commerce, empresas de transporte e logística, empresas de serviços financeiros e outras podem validar endereços e evitar erros de entregas.

Places Autocomplete API

A Places Autocomplete API da Plataforma Google Maps ajuda a evitar esses erros no preenchimento de endereços com o uso da análise preditiva para sugerir endereços possíveis enquanto o usuário digita onde quer receber o produto, reduzindo a entrada de nomes de ruas incorretos.

Uma forma de agilizar a etapa de finalização de compra, ou checkout, e aperfeiçoar a experiência de compra oferecida é implementar esta poderosa API em seu app ou site de e-commerce. A funcionalidade diminui o tempo que o usuário leva para digitar endereços, o que acaba por aumentar a taxa de conversão do seu negócio nos canais online.

Benefício: além de agilizar o checkout, a API também valida endereços digitados, sugerindo a localidade mais precisa, o que reduz erros de entregas e, consequentemente, diminui custos de operações.

Exemplos de aplicação: aplicativos e sites de e-commerce, delivery, viagens, imóveis, saúde e serviços financeiros podem sugerir endereços para o usuário no momento do checkout, facilitando a experiência mobile.

Geoambiente, empresa com mais de 25 anos de experiência em inteligência de localização, também pode ajudar seu negócio a entregar encomendas e pedidos com mais agilidade e eficiência e otimizar processos de logística com o rastreamento de frotas e cargas. 

Somos  parceiros premier do Google Cloud e revendedores oficial do Google Maps há quase 10 anos. Oferecemos acesso a plataforma de Maps (e a todas as APIs e funcionalidades) e também desenvolvemos soluções integradas e personalizadas a partir das APIs, auxiliando organizações a saírem na frente diante da disparada do comércio eletrônico e do aumento exponencial de pedidos por delivery.

Sobre o(a) autor(a)

Karen Ferraz

Jornalista especializada em tecnologia há mais de 10 anos, com atuação em veículos nacionais e internacionais. Atualmente, é mestranda em Sustentabilidade pela USP, onde pesquisa mudanças climáticas.

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