Um atendimento ao cliente capaz de oferecer a melhor experiência é um diferencial competitivo para corretoras de investimentos, empresas de meios de pagamento e demais negócios do setor financeiro. Além disso, é um fator de fidelização que garante a retenção do consumidor em um cenário extremamente competitivo.
Diante disso, a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) começa a ganhar espaço em departamentos que atuam no contato direto com clientes. Essa tecnologia está cada vez mais presente em agentes de atendimento (chatbots), fornecendo uma interação eficaz, segura e suporte 24×7.
Desafios do atendimento ao cliente no setor financeiro
Em um mundo digital, os consumidores desejam experiências únicas e buscam ser atendidos onde, como e quando quiserem. Diante disso, as corretoras e empresas de pagamento são levadas a oferecer soluções sob medida em tempo real que incluem serviços e ofertas personalizadas, como recomendações de investimento baseadas em cada perfil.
Para que essa experiência (CX) seja positiva, é imprescindível garantir acesso facilitado por meio de suporte digital e atendimento especializado por meio de chat ou apps de mensagens. Quando isso não acontece, as empresas lidam com problemas como longas filas de espera, respostas inconsistentes ou incompletas sobre o status de atividades (como extratos ou recebíveis).
Tudo isso acaba gerando retrabalho, além da sobrecarga da equipe de suporte e a queda na qualidade do atendimento. A boa notícia é que a tecnologia evolui cada vez mais para transformar essa realidade, permitindo ir além do atendimento convencional.
Potencial estratégico da IA no atendimento ao cliente
A IA no atendimento ao cliente é um pilar estratégico para corretoras e empresas de meios de pagamento que buscam se diferenciar. A automação inteligente e o uso de agentes conversacionais, alimentados por dados, resolvem desafios operacionais e se tornam uma fonte de vantagem competitiva.
O uso de IA no atendimento ao cliente promete um salto de produtividade. De acordo com a Deloitte, o ganho de produtividade no setor financeiro está na faixa de 27% a 35%, traduzindo diretamente em eficiência e economia de tempo. Esse ganho é crucial em diversas frentes da empresa, da criação de ofertas personalizadas ao reporte automatizado e ao desenvolvimento de software.
Essa percepção é corroborada pela Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2025. Nela, 74% das instituições financeiras citam a redução de custos e o ganho de eficiência operacional como as principais vantagens da IA. Além disso, 47% veem valor na personalização de serviços e 37% na redução do tempo de resposta ao cliente, mostrando que a tecnologia está diretamente ligada à melhoria do CX.
Apesar das oportunidades, o mercado ainda enfrenta um desafio significativo. Um estudo da Finfacts 2025 revela que 5 em 18 instituições com chatbot ainda não utilizam linguagem natural. Isso resulta em uma interação pouco humanizada e ineficaz, gerando insatisfação.
Nesse cenário, a IA Generativa (GenAI) emerge como uma solução estratégica para aperfeiçoar a experiência do cliente com agentes de atendimento treinados a partir dos dados da empresa, reduzindo custos e ampliando o suporte com um processo de comunicação mais fluído e inteligente.
Os agentes de IA como solução
As organizações podem criar aplicações de IA generativa personalizadas e assertivas de modo mais simples do que se imagina. Isso é possível graças ao Google Cloud Vertex AI, plataforma de inteligência artificial do Google Cloud, que está transformando a forma como as empresas do setor financeiro usam IA generativa.
A Vertex AI permite às fintechs criar agentes de IA (chatbots) capazes de realizar pesquisa e conversas baseadas em dados internos e externos em apenas alguns minutos. E o melhor: com gerenciamento e segurança de nível empresarial integrados.
Os chatbots com IA Generativa oferecem diversos benefícios para elevar o nível do suporte aos clientes graças a respostas naturais, contextualizadas e personalizadas. Também são capazes de compreender a intenção do cliente além das palavras-chave. Essas vantagens possibilitam atender com qualidade um número maior de clientes, sem sobrecarregar as equipes, com um suporte escalável (suporte 24/7) e personalizado (com base no histórico do cliente).
O papel do Data Lake
Uma vez que os agentes de IA são alimentados por dados, é de extrema importância contar com um data lake bem estruturado. Este repositório é capaz de armazenar e processar grandes quantidades de dados estruturados, semiestruturados e não estruturados.
Dessa forma, conseguem fornecer aos assistentes digitais o acesso a dados completos, limpos e integrados (como histórico de transações, interações anteriores, perfil do cliente e produtos contratados). Tais dados são utilizados para fornecer respostas precisas e relevantes.
Assim, os data lakes são extremamente funcionais para armazenar grandes volumes de dados, fornecendo às corretoras e empresas de meios de pagamento mais contexto para análises que nortearão as respostas dos agentes de IA. Com isso, esses repositórios permitem reduzir custos ao simplificar a gestão dos dados, acelerando análises e impulsionando a adoção de IA.
Com as informações unificadas em data lake, é possível ter uma visão 360º do cliente. Com esse “retrato” do perfil do cliente extraído dos dados, os assistentes virtuais são treinados para fornecer respostas mais assertivas, fluidas e humanizadas, elevando a qualidade do atendimento e a satisfação do cliente.
Resultados concretos com a adoção de agentes de IA
Os ganhos de adotar a Gen AI para aprimorar o atendimento ao cliente são muitos.
Confira em detalhes:
- Redução no tempo de espera e resolução: redução de filas para clientes, respostas instantâneas e precisas direcionadas a dúvidas comuns.
- Suporte 24/7 com respostas eficazes: atendimento sem interrupções, incluindo fora do horário comercial.
- Aumento da satisfação e fidelidade: entrega de experiências mais fluidas e personalizadas, o que permite estreitar o relacionamento com o cliente.
- Liberação da equipe de atendimento: os analistas ficam liberados das tarefas repetitivas e podem se concentrar em interações que gerem valor, bem como na resolução de problemas complexos e na melhoria do relacionamento.
- Otimização da gestão de risco operacional: a automação de triagens e respostas iniciais reduz riscos e erros na operação.
- Aumento da produtividade: como evidenciado pelos estudos mencionados acima, as vantagens possibilitam atender com qualidade um número maior de clientes, o que seria impossível em um atendimento tradicional.
Conclusão
Um atendimento fluido e inteligente é um grande diferencial estratégico para as corretoras de investimento que buscam se destacar em um mercado competitivo. Assim, a AI Generativa, apoiada por uma base de dados sólida, emerge como uma solução para otimizar o atendimento de clientes, garantindo a qualidade, conveniência e a segurança.
A Geoambiente é Google Cloud Premier Partner e especialista na implementação de soluções que apoiam a jornada das fintechs, como data lakes e assistentes virtuais. Nossos especialistas são capacitados para apoiar sua organização na implementação dessas soluções, na criação de modelos personalizados e na otimização de processos.
Leia também:
- Como a inteligência de dados impulsiona corretoras de investimentos?
- CX no setor de investimentos: como usar os dados a favor?

Formação em Comunicação Social e especialização em Gestão da Experiência do Consumidor. Conta com experiência em planejamento de conteúdo digital, marketing B2B, endomarketing e gestão de canais.